domingo, 19 de outubro de 2014

Princípio de incêndio ameaça Mata do Posto em Cordeiro

Um princípio de incêndio ameaçou a Mata do Posto, em Cordeiro, na manhã da última quinta-feira, 16. Graças à ação rápida do Corpo de Bombeiros, em parceria com as secretarias municipais de Defesa Civil, de Obras e de Serviços Públicos, tudo não passou de um grande susto, como conta o secretário de Defesa Civil, Écio Curty. “Se o fogo se propagasse, causaria prejuízos sem precedentes à fauna e à flora. Ainda bem que os profissionais qualificados agiram com eficácia e rapidez”, relatou.

Responsável pela operação realizada na área do incêndio – a aproximadamente 80 metros da estrada utilizada na prática esportiva pelos cordeirenses, nas proximidades da Pista de Hipismo Rural, no Parque Raul Veiga –, o Sub-Tenente Paulo Sérgio Faria declarou que esta não foi a primeira vez que o Corpo de Bombeiros foi acionado para extinguir incêndio no local. “Eu mesmo já estive aqui outras vezes, quando intervimos para evitar a ocorrência de um incêndio generalizado. Infelizmente, há indícios de que este espaço onde houve a queimada seja frequentado por usuários de entorpecentes. Isto pode ter ocasionado o princípio do fogo”, esclareceu Faria, que responde como Sub-Comandante do Destacamento 1/6 do Corpo de Bombeiros.

Além da constatação do profissional militar, com anos de prática em combate a incêndios, no local ainda foram encontradas uma caixa de fósforos, uma garrafa plástica de aguardente vazia e pontas de cigarro, aumentando a suspeita de um incêndio provocado. “Apesar do tempo seco e do forte calor, é pouco provável que o fogo tenha se dado por causas naturais. Não encontramos nada que apontasse nessa direção. Por isso, acreditamos que alguém possa ter, mesmo acidentalmente, ao deixar uma brasa do cigarro cair no chão, causado o incêndio”, destacou Écio Curty.   

Reconhecida por lei como uma APA (Área de Proteção Ambiental), a Mata do Posto é considerada o pulmão de Cordeiro, dona de uma porção resistente da Mata Atlântica em pleno coração da cidade. Contudo, nos últimos anos, pela ação irresponsável de algumas pessoas, a reserva vem definhando e sofrendo com a degradação, além dos problemas naturais ocasionados pela estiagem. Por isso, inúmeros técnicos ambientais e biólogos alertam sobre a necessidade de ações que possam resguardar e preservar a vegetação local.

Ciente da ação de seus servidores e agradecido pelo apoio indispensável dos bombeiros, o prefeito Leandro Monteiro fez um alerta aos usuários da Mata do Posto. “Todo cuidado com esse nosso verdadeiro patrimônio verde é pouco. Caso haja atitudes suspeitas, os próprios transeuntes podem acionar a Polícia Militar e denunciar as ações para que evitemos coisas desse tipo”, afirmou Leandro.

Nenhum comentário: