sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Secretaria de Serviços Públicos aumenta eficiência no recolhimento de resíduos sólidos

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Nova Friburgo divulgou relatório sobre o recolhimento de resíduos sólidos (inerte e poda) das ruas da cidade. Informou que houve um aumento na média do que era recolhido mensalmente no que se refere aos resíduos inertes, mas ocorreu uma estabilização em relação aos resíduos de poda.

Segundo o secretário municipal Alan de Almeida, a população continua jogando nas ruas o mesmo volume de lixo, mas a secretaria de Serviços Públicos melhorou a sua resposta devido aos novos veículos que foram adquiridos pelo governo municipal, através do Programa Provias, para a tarefa. 

O serviço de recolhimento, de acordo com o subsecretário de Serviços Públicos Fernando de Lima, deveria ser feito somente nos casos de poda, e não nos de entulhos inertes. “A população costuma jogar todo o tipo de resíduo nas ruas, desde restos de obras até móveis descartados, como sofás”, afirma Fernando. Apesar da secretaria ter um plano de resíduos sólidos, que especifica o tipo de coleta, a prefeitura acaba sendo obrigada a recolher todo tipo de resíduos.

Em outubro de 2013, a secretaria de Serviços Públicos recolheu 430 toneladas de lixo inerte e 103 toneladas de poda. Em setembro de 2014, foram recolhidas 988 toneladas de resíduos inertes e 217 toneladas de poda. No total, em 2013, foram recolhidas 7.584 toneladas de resíduos inertes, enquanto que, até o mês de setembro de 2014, já foram recolhidas 5.839 toneladas de inertes. Em relação à poda, foram recolhidas 1.763 toneladas em 2013, e até o momento desse ano, 1.100 toneladas.

Nos dois primeiros anos do governo municipal, a secretaria tinha apenas um caminhão caçamba, um caminhão de carroceria de madeira e uma máquina bob cat. Hoje, graças ao Programa Provias, a secretaria ganhou mais que o dobro de veículos: dois caminhões caçamba, duas retroescavadeiras, mais um caminhão de carroceria de madeira, além de receber outro caminhão caçamba e outro de carroceria de madeira reformados.


Vamos realizar até o fim do ano, em parceria com a EBMA e com o subsecretaria de Postura, uma campanha nas ruas da cidade com panfletos especificando os horários de coleta do lixo domiciliar pela EBMA - Empresa Brasileira de Meio Ambiente. A medida tem o objetivo de regular a retirada de lixo, comunicando à população os horários da passagem dos caminhões para que as pessoas coloquem o seu lixo nas ruas somente nos horários estipulados, pois manter a cidade limpa é um objetivo da Secretaria de Serviços Públicos”, informou o secretário

Recentemente, apontou Fernando Lima, na ação Primavera nos Bairros, no Córrego Dantas, onde o prefeito Rogério Cabral iniciou o “Governo Itinerante”, a secretaria de Serviços Públicos retirou 130 caminhões de resíduos inertes, um total de 650 toneladas. “E isso foi possível devido a aquisição desses novos maquinários e equipamentos”, disse. Fernando de Lima esclarece que a partir de agora, com a estrutura renovada, o acúmulo de resíduos será diminuído e a coleta poderá ocorrer, simultaneamente, em diversos bairros.

Nenhum comentário: