segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cordeiro realiza seminário do Pacto pela Alfabetização

No início deste mês, Cordeiro sediou o II Seminário do PNAIC (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa). Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento aconteceu no Centro Cultural Ione Pecly e contou com a presença do prefeito Leandro Monteiro, da secretária de Educação, Madalena Tavares, e das representantes do Pacto, Renata Feijó, coordenadora local, Roberta Pinheiro Vogas e Fernanda Feijó Mota, orientadoras de estudo.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No ano de 2014, além da atenção voltada para a questão da leitura, escrita e letramento, a ênfase foi dada à Matemática. Em Cordeiro, participaram da formação continuada 36 professores da rede municipal de ensino, que atuam nas turmas do 1º, 2º e 3º anos escolares.

A psicopedagoga Marúcia Curty ministrou palestra sobre "Educação Inclusiva", que culminou com uma dinâmica, tendo como fundo musical o "Bolero de Ravel". Houve ainda uma exposição de trabalhos realizados pelos professores ao longo do ano, como mostra da qualidade pedagógica na execução do Pacto.

O seminário contou também com apresentação dos alunos da Escola Municipal Rita Cabral Pinto, conduzidos pela professora Alessandra Gil; oficina de origami com a professora Daniele Boareto e contação de história com os professores Vinícios Oliveira, Juliana Gil e Xausa Dominicini.

Sobre a importância do PNAIC e de seu reflexo na educação, a secretária Madalena Tavares afirmou que pode ser resumida na palavra esperança, pois pela primeira vez no Brasil há um trabalho como esse, voltado para a base de todo o processo educacional, que é a alfabetização.

Nenhum comentário: