sábado, 20 de dezembro de 2014

Prefeitura reinaugura Fonte do Suspiro e Praça dos Trovadores

Mais dois bens públicos destruídos em 2011 foram entregues pela Prefeitura de Nova Friburgo. Na quinta-feira, 18, a nova Fonte do Suspiro e a Praça dos Trovadores foram reinauguradas pelo governo municipal, através de Parceria Público Privada (PPP), com a empresa de transporte Caminhos Dourados. O prefeito Rogério Cabral destacou a importância da parceria do governo municipal não só com a iniciativa privada, mas também com os governos estadual e federal.

"A Praça do Suspiro é um bom exemplo. Este ano, concluímos no entorno da praça uma obra de R$ 10 milhões para drenagem e recuperação de encostas e o Teleférico voltou a funcionar. A nossa parceria mostra que a Prefeitura está reconquistando a credibilidade junto à população", disse o prefeito.

A Banda Euterpe Friburguense, que havia se apresentado na inauguração da fonte há 149 anos, voltou a se apresentar na solenidade de reinauguração. Dezenas de trovadores também prestigiaram o evento e elogiaram a preocupação coletiva com a recuperação dos espaços públicos do município. O grupo Gama também colaborou na reconstrução dos espaços e homenageou o prefeito Rogério Cabral, a vice Grace Arruda e o empresário Jorge Aguiar, da empresa Caminhos Dourados.


HISTÓRIA - A Fonte do Suspiro era a principal fonte da vila de Nova Friburgo desde a sua fundação em 1820, onde os habitantes abasteciam de água as suas residências. Com o passar do tempo, a fonte provocou a urbanização local surgindo a Praça do Suspiro e a Igreja de Santo Antônio.

O mais interessante é que as águas de suas fontes acabaram cercadas de lendas criadas pela população de Nova Friburgo. Na Fonte do Suspiro foram canalizadas três bicas: do Amor, da Saudade e do Ciúme.

Jorrava água fresca e cristalina, cantando andeixas sentidas e amarguradas. Daí o hino de Nova Friburgo que lhe tece louvores: “...Do suspiro na fonte saudosa/ Há três almas que gemem de dor/Repetindo esta prece maviosa/Da saudade, do ciúme e do amor...”.

Nenhum comentário: