quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

100 anos do 1º Concerto de Villa-Lobos em Nova Friburgo

O teatro na rua General Câmara, atual Augusto Spinelli, em Nova Friburgo, com lugar para 600 pessoas, foi o palco, no dia 29 de janeiro de 1915, do primeiro concerto em que Heitor Villa-Lobos apresentou obras suas. 

Villa-Lobos foi considerado o maior compositor brasileiro da história. É  autor de diversas composições orquestrais, de câmara, para vocal, coral, dramática, para piano e violão. Ele foi o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. Além de ser considerado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque.


A centenária apresentação é um marco para a arte brasileira e a data não passará em branco em Nova Friburgo, palco de sua estreia.  Na quinta, 29, dia do centenário do primeiro concerto, entre 10 horas e  10h30 terá uma concentração na praça do Suspiro para a saída, no Trenzinho Lilita, rumo a Ponte da Saudade, onde, às 11 horas, será inaugurada placa referencial da data na rua Villa-Lobos (km 76 da RJ 116, altura do Condomínio Monte Bello; às 18 h 30, na praça Trovador Rodolpho Abbud, "Villa-Lobos no Trem da Trova", acontecerá evento literário musical com recital de trovas e apresentações musicais, com destaque para o violonista Thiago Guzzo, interpretando "O Trenzinho do Caipira" com a letra de Ferreira Gullar. 

O centenário do primeiro concerto de Villa-Lobos é  uma promoção da Banda Euterpe, UBT/NF;  Grupo Gama; Acianf; Academia Friburguense de Letras; Banda Euterpe Lumiarense; A Voz da Serra & Amigos de Villa-Lobos.

Confira uma das mais famosas composições de Villa-Lobos, o Trenzinho Caipira: 

Um comentário:

ImBLÓGlio disse...

Muito obrigado pelo apoio, ao blog Transparência NF e à Monique Schuabb; acreditamos que iniciativas como essa de resgatar personalidades históricas, a exemplo de Villa-Lobos, e muitos outros importantes atores de nosso passado, são fundamentais para reposicionar, revalorizar e requalificar a cidade do ponto de vista cultural e turístico!!!