quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Passagem da FAOL mais cara a partir de domingo

Diesel, salário dos rodoviários, gratuidades e novos investimentos pressionam reajuste da tarifa do transporte

Os três reajustes dos combustíveis ocorridos em 2014 (18%) e o que já está definido para meados deste ano (5%), o dissídio coletivo dos motoristas e cobradores de ônibus com o reajuste salarial em torno de 10% e o significativo aumento de gratuidades (estudantes, idosos etc) foram os principais fatores de pressão na revisão tarifária anual do transporte público. Para manter o equilíbrio financeiro/econômico do contrato de concessão - firmado entre a Prefeitura e a Friburgo Auto Ônibus (Faol), em 2008 - a tarifa única no município será reajustada para R$ 3,30 a partir de 1º de março (próximo domingo).

A definição da revisão tarifária foi estabelecida nesta quarta-feira, 25, durante reunião entre representantes da Prefeitura, Faol e Câmara, através das Comissões de Transporte e de Serviços Concedidos da Câmara. A princípio, a reivindicação da concessionária era para que a tarifa fosse reajustada para R$ 3,44, o que não foi aceito.



Além dos itens de pressão inflacionária (combustíveis, dissídio coletivo dos rodoviários, insumos - pneus etc), a revisão tarifária deste ano prevê novas obrigações para a concessionária, como a compra de mais 10 coletivos novos e investimento para a implantação do novo sistema de transporte BRS de Nova Friburgo, inspirado no Rio de Janeiro. A Faol também se comprometeu a não recorrer da ação judicial da multa pelo atraso na entrega de coletivos em 2013, o que permitirá imediatamente o reforço de caixa do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana para a melhoria do transporte público no município.

O ato oficial com os considerandos e a autorização da revisão tarifária serão publicados no Diário Oficial da Prefeitura nesta sexta-feira, 27.

Nenhum comentário: