sábado, 28 de fevereiro de 2015

Realizada aula inaugural da Escola Técnica Cordeiro

Concluídos os processos de inscrição e sorteio público para os cursos da Escola Técnica de Cordeiro – inaugurada em dezembro após parceria da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico local com o Instituto Federal Fluminense (IFF) – chegou o momento tão aguardado pelos cordeirenses contemplados: o início das aulas teóricas e práticas.

A aula inaugural aconteceu na terça, 24, na sede da Escola Técnica, no Parque de Exposições Raul Veiga, onde compareceram diversas autoridades, entre elas o prefeito Leandro Monteiro; o presidente da Câmara, Anísio Coelho Costa; o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Mauro Alvim; o chefe de Gabinete, Maurício Lima; o diretor Geral do IFF - Campus Santo Antônio de Pádua, professor Carlos Alberto Fernandes Henriques; o diretor de Pesquisa e Extensão, Arthur Rezende; e o coordenador de Ensino, Frederico Santiago.

Nessa primeira etapa da parceria, a escola oferece 50 vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de qualificação para Torneiro Mecânico e Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa-liga. Conforme planejamento apresentado pela instituição federal de ensino, os cursos terão duração de seis meses, com aulas ministradas duas vezes por semana para cada segmento, segundas e quartas para torneiro mecânico, e terças e quintas para soldador.

Representando o IFF, o professor Carlos Alberto falou dos preceitos do curso e metas a serem atingidas pelos cursistas. Ele relatou experiências para incentivar os alunos, destacou a importância do aprendizado técnico no concorrido mercado de trabalho, fortaleceu o desejo de que todos concluam os cursos e fez uma declaração otimista. “Ficamos surpresos com a ótima estrutura encontrada em Cordeiro graças ao empenho da administração local. Isso nos faz crer que seja viável num futuro próximo a implantação de um campus avançado do IFF aqui, abrindo ofertas de cursos superiores no município”, declarou o diretor.

Oriundo de um curso técnico do IFF antes de se profissionalizar para o setor de metal mecânica, o secretário Mauro Alvim deu as boas vindas aos novos estudantes. Ele agradeceu a autonomia dada pelo prefeito Leandro Monteiro e teceu elogios aos professores do instituto, dizendo que a qualidade da grade curricular idealizada pelo IFF promete formar profissionais gabaritados. “Cabe a vocês agarrarem esta oportunidade e trilharem um caminho de sucesso na vida profissional”, disse Maurinho.
O prefeito Leandro Monteiro relembrou que também foi beneficiado quando jovem por um curso técnico oferecido por uma entidade pública, desejou boa sorte aos alunos e comemorou a possibilidade da criação de um campus na cidade. “Quero encontrá-los novamente em setembro e ter o prazer de lhes entregar o certificado de conclusão desses cursos. O empenho de vocês pode significar um emprego garantido ao final do curso. Estou muito otimista quanto ao futuro desta parceria com o IFF. Muitas coisas boas estão por vir”, declarou Leandro.

Nenhum comentário: