sexta-feira, 6 de março de 2015

Cantagalo comemora 201 anos de emancipação com programação cultural

Os 201 anos de emancipação político-administrativa de Cantagalo, que serão completados na próxima segunda-feira, 9 de março, ganharam uma programação cultural no final de semana como forma de marcar a data.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio das secretarias de Assistência Social, de Turismo, de Defesa Civil e Trânsito e de Obras e Serviços Públicos, além do comércio local, o fim de semana cultural começa no próximo sábado (7) e se prolongará até segunda-feira, 9, quando será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, de acordo com decreto já assinado pelo prefeito Saulo Gouvea.

No sábado, tudo começa com os artesãos do município, que vão realizar, a partir das 9 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, a Feira de Artesanato de Cantagalo, que se estenderá por todo o dia. Ainda nesse período, com início às 10 horas, também haverá contação de estórias para as crianças.

À noite, a partir das 19 horas, serão realizados os XI Jogos Florais (concurso cultural de trovas), com participação de trovadores de todo o país, com premiação em troféus e medalhas. O primeiro dia de atividades será encerrado com show musical por conta do cantor Luan Severo, no mesmo local, marcado para as 22 horas.

A programação seguirá no domingo, 8, quando, às 19 horas, num palco montado na Praça da Matriz, se apresentará a centenária Sociedade Musical 15 de Novembro, que completou 100 anos de fundação em novembro do ano passado.

Para encerrar a noite, por volta das 20 horas, a grande atração será o concerto da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, o que incluirá uma homenagem especial às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

As atividades culturais serão encerradas na segunda-feira (9), dia do aniversário, quando, às 10 horas, na Praça da Matriz, será recepcionada a Banda de Tambores do Ciep 277 - João Nicoláo Filho (Janjão). Após apresentação no local, a banda seguirá, em cortejo, até a Praça Miguel de Carvalho, onde fica o prédio da Prefeitura, para participação na solenidade de homenagem ao município, em frente ao Marco do Bicentenário, implantado durante as comemorações do ano passado.

No período das festividades – 7 a 9 de março –, também será realizada a exposição fotográfica ‘Cantagalo: retratos da história’, da Associação de Moradores do Bairro São José (AMBSJ), na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Dr. Júlio Santos, 54 – Centro – ao lado da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento). As fotos expostas são trabalhos fotográficos realizados por alunos do curso de fotografia, realizado numa parceria entre a AMBSJ e o Instituto Holcim.

Nenhum comentário: