segunda-feira, 30 de março de 2015

Cordeirenses se vestem de azul em passeata de conscientização

A Prefeitura de Cordeiro apoiou, através da Secretaria de Saúde, a Passeata do Azul na última quarta-feira, 25, que teve como objetivo chamar a atenção para as passagens do Dia Internacional da Síndrome de Down e do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A passeata contou com a participação das equipes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do GAAC, de estudantes das escolas do município e pessoas da comunidade, a grande maioria vestida de azul. Teve início no Parque de Exposições Raul Veiga e percorreu as ruas do centro da cidade.

No percurso, a alegria e a música lembraram a frase utilizada nos cartazes de divulgação da passeata: “A maior limitação ainda é o preconceito, afinal, ser diferente é normal!

O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, já era lembrado em diversos países, mas agora passou a fazer parte do calendário oficial de 193 países membros das Nações Unidas – ONU. A data foi escolhida em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem.

O Dia Mundo do Autismo, 2 de abril, foi criado pela ONU para a conscientização acerca dessa questão. Em 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Nenhum comentário: