segunda-feira, 25 de maio de 2015

Cordeiro faz bonito para proteger crianças e adolescentes

No Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Tutelar realizaram uma concentração no centro da cidade para chamar a atenção da sociedade em relação ao tema.

A intenção dos órgãos envolvidos é trabalhar o tema durante todo o ano, com a realização de campanhas, projetos e outras ações, seja através do contato direto com a comunidade ou junto às redes de ensino. Com isso, Cordeiro segue o proposto pela campanha anual “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.

Além de membros das entidades organizadoras, participaram do evento o prefeito Leandro Monteiro, a primeira-dama Fabiana Moulin, o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar em Cordeiro, Jocélio Bezerra, secretário municipais e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, além da APAE. Alunos da escola municipal Zuleika Rodrigues, do bairro Retiro Poético, apresentaram uma pequena peça teatral abordando a exploração sexual na mídia. 

O porquê da data: Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973 por Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual. Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla.

Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Nenhum comentário: