domingo, 20 de março de 2016

Empresários debatem ações para fortalecimento do turismo no interior

O Estado do Rio de Janeiro possui grande potencial turístico e o aumento do fluxo de visitantes em função dos Jogos Olímpicos é uma das muitas oportunidades para fortalecimento do turismo no interior.  De olho neste mercado e na consolidação de um  roteiro que abrange dez municípios, empresários, representantes do poder público, gestores e instituições de classe  participantes do Projeto Rio Serra Mar - desenvolvido pelo Sebrae/RJ - se reuniram na terça-feira (15/03) para debater as estratégias do Plano de Marketing construído pelo grupo, além de elencar ações que serão desenvolvidas para promoção de roteiro turístico da região.


O encontro aconteceu em Rio das Ostras e o foco do Projeto Rio Serra Mar é o fortalecimento dos pequenos negócios na Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo), Estrada Serra Mar (RJ-142) localizada entre a Costa do Sol (Casimiro de Abreu, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Macaé), integrando estas regiões com o município de Niterói.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Flávio Stern, antes os roteiros turísticos eram bem definidos de modo que serra e mar tinham suas peculiaridades e a preferência de públicos distintos. Mas com o projeto do Sebrae/RJ isso mudou. 

Nunca havíamos pensado que é possível para o turista ir à praia de manhã e à noite curtir um jantar na serra, a 15 graus. Essa integração dos roteiros é possível, pois há cidades que ficam a duas horas de distância uma da outra. E é importante para que se possa conhecer toda a diversidade do nosso Estado, as diferenças gastronômicas e histórico-culturais em um raio de até 200 quilômetros do principal polo emissor, que é a cidade do Rio de Janeiro”, ressalta Stern, que também é empresário e proprietário do restaurante Trilhas do Araçari.

No que consiste o ‘Serra Mar’

O projeto, desenvolvido pelo Sebrae/RJ, teve início em 2013. Um diagnóstico apontou as vocações turísticas e os pontos favoráveis do destino, como a beleza dos atrativos naturais, localização privilegiada (proximidade da capital), infraestrutura turística, enredo histórico e cultural e calendário de eventos nos municípios. A capacitação dos empresários e a qualificação dos empreendimentos é um dos eixos que estão sendo trabalhados.

Analista do Sebrae/RJ e gestor do projeto,  Bruno Fernandes esclarece que o plano de Marketing visa criar um diálogo do roteiro com o mercado, apresentando os destinos turísticos de forma integrada.  “O plano tem papel fundamental na hora de direcionar nossos esforços para fortalecer e promover o roteiro integrado, beneficiando diretamente os 400 pequenos negócios envolvidos no projeto”, afirma.

A principal questão a ser trabalhada pelo grupo é a inter-relação dos destinos turísticos dos municípios participantes, explorando as diversas possibilidades existentes: turismo de lazer, histórico cultural, náutico, ecológico, de aventura, compras, eventos, e negócios.

Para promover o roteiro foram criados produtos que seguem o manual de identidade visual aprovado pelos participantes. O material impresso inclui guia turístico, folders, e selo para os empreendimentos participantes.


Já existe também um site para divulgação do roteiro turístico (www.serramarrio.com.br) e as redes sociais também estão sendo utilizadas – Facebook, Instagram e Google Plus (Roteiro Rio Serra Mar).

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