O Estado do Rio de Janeiro possui grande potencial turístico
e o aumento do fluxo de visitantes em função dos Jogos Olímpicos é uma das
muitas oportunidades para fortalecimento do turismo no interior. De olho neste mercado e na consolidação de
um roteiro que abrange dez municípios,
empresários, representantes do poder público, gestores e instituições de
classe participantes do Projeto Rio
Serra Mar - desenvolvido pelo Sebrae/RJ - se reuniram na terça-feira (15/03)
para debater as estratégias do Plano de Marketing construído pelo grupo, além
de elencar ações que serão desenvolvidas para promoção de roteiro turístico da
região.
O encontro aconteceu em Rio das Ostras e o foco do Projeto
Rio Serra Mar é o fortalecimento dos pequenos negócios na Serra Verde Imperial
(Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo), Estrada Serra Mar (RJ-142)
localizada entre a Costa do Sol (Casimiro de Abreu, Armação dos Búzios, Cabo
Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Macaé), integrando estas regiões com o
município de Niterói.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e
Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Flávio Stern, antes os roteiros turísticos
eram bem definidos de modo que serra e mar tinham suas peculiaridades e a
preferência de públicos distintos. Mas com o projeto do Sebrae/RJ isso mudou.
“Nunca havíamos pensado que é possível para o turista ir à praia de manhã e à
noite curtir um jantar na serra, a 15 graus. Essa integração dos roteiros é
possível, pois há cidades que ficam a duas horas de distância uma da outra. E é
importante para que se possa conhecer toda a diversidade do nosso Estado, as
diferenças gastronômicas e histórico-culturais em um raio de até 200
quilômetros do principal polo emissor, que é a cidade do Rio de Janeiro”,
ressalta Stern, que também é empresário e proprietário do restaurante Trilhas
do Araçari.
No que consiste o ‘Serra Mar’
O projeto, desenvolvido pelo Sebrae/RJ, teve início em 2013.
Um diagnóstico apontou as vocações turísticas e os pontos favoráveis do
destino, como a beleza dos atrativos naturais, localização privilegiada
(proximidade da capital), infraestrutura turística, enredo histórico e cultural
e calendário de eventos nos municípios. A capacitação dos empresários e a
qualificação dos empreendimentos é um dos eixos que estão sendo trabalhados.
Analista do Sebrae/RJ e gestor do projeto, Bruno Fernandes esclarece que o plano de
Marketing visa criar um diálogo do roteiro com o mercado, apresentando os
destinos turísticos de forma integrada.
“O plano tem papel fundamental na hora de direcionar nossos esforços
para fortalecer e promover o roteiro integrado, beneficiando diretamente os 400
pequenos negócios envolvidos no projeto”, afirma.
A principal questão a ser trabalhada pelo grupo é a
inter-relação dos destinos turísticos dos municípios participantes, explorando
as diversas possibilidades existentes: turismo de lazer, histórico cultural,
náutico, ecológico, de aventura, compras, eventos, e negócios.
Para promover o roteiro foram criados produtos que seguem o
manual de identidade visual aprovado pelos participantes. O material impresso
inclui guia turístico, folders, e selo para os empreendimentos participantes.
Já existe também um site para divulgação do roteiro
turístico (www.serramarrio.com.br) e as redes sociais também estão sendo
utilizadas – Facebook, Instagram e Google Plus (Roteiro Rio Serra Mar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário