terça-feira, 26 de abril de 2016

Campanha Nacional contra Influenza chega a Macuco

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

De acordo com as autoridades de saúde, a vacinação da população vem se configurando numa das medidas mais efetivas e eficazes para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Para isso, uma Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza tem sido disseminada pelo Ministério da Saúde e secretarias de estados e municípios em todo país com vistas à contenção dos casos da doença.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria Municipal de Saúde de Macuco, seguindo orientação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, iniciou a Campanha de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira, dia 25 de abril. Inicialmente, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional e o grupo dos pacientes renais crônicos. Os demais grupos prioritários serão vacinados a partir do dia 30 de abril, denominado ‘Dia D de Mobilização Nacional’.

A partir do dia 30, a campanha se estende para os outros grupos prioritários: mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde e pacientes portadores de doenças crônicas.

A vacina estará disponível no Centro Médico de Macuco, de segunda à sexta, das 08 às 17 horas, e no ‘Dia D’, em 30 de abril. Além desse posto, a população também poderá ser vacinada nos PSF’s da Barreira, Reta e Volta do Umbigo.

Quem se lembra da vacina se protege da gripe. Esperamos por você”, relembra Marlise Cerbino Juliano, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Macuco.

Nenhum comentário: