terça-feira, 12 de abril de 2016

Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV teve pouca procura em Nova Friburgo

A Pastoral da Aids, em parceria com a secretaria Estadual de Saúde e os programas municipais de DST/AIDS realizaram dia 7 de abril, quinta-feira, o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, numa campanha de incentivo ao teste de AIDS.

De acordo com a coordenadoria DST/AIDS da Prefeitura, a procura pelo teste foi pequena. Na Policlínica Centro compareceram apenas 7 pessoas que fizeram o teste para HIV e Sífilis, com um positivo para HIV. 

No Nova Suíça, na Estratégia de Saúde da Família, cinco pessoas fizeram o teste e nenhuma apresentou resultado positivo. 

O ambulatório Bento XI foi o local que teve maior procura: 25 pessoas, sendo que não houve resultado positivo.

Cerca de 150 mil brasileiros convivem com HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste. Com isso, muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes e, consequentemente, 17% vão a óbito no primeiro ano após o diagnóstico.

Portanto, o diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida. Nas datas marcadas para acontecer esse tipo de evento, vale lembrar que a realização dos testes do HIV são disponiobilizadas gratuitamente.

Nenhum comentário: