quarta-feira, 13 de abril de 2016

Diagnóstico dos Esportes e Calendário Esportivo da Região Serrana

Membros integrantes do programa “Lidera Rio nos Esportes” composto por gestores públicos, empresários e profissionais ligados ao segmento lançam, nesta quinta-feira (14/04), às 9h30, no auditório do Senai, em Nova Friburgo, o Diagnóstico e o Calendário dos Esportes da Região Serrana. O lançamento recebe apoio do Sebrae/RJ e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro e contará com a presença do subsecretário da pasta, Cyro Marques Delgado e de representantes do setor público e privado dos 12 municípios que compõem a região. O evento é gratuito e aberto ao público de interesse.

O Diagnóstico dos Esportes levou seis meses para ser elaborado pelo grupo de trabalho e é um documento que contém dados que possibilitam aos interessados tomarem conhecimento sobre como está o nível de desenvolvimento do desporto na região. Ele traça um paralelo entre a gestão pública e o esporte ao relatar a situação e estrutura das Secretarias de Esportes em cada município, como elas estão sendo conduzidas, quantos profissionais estão envolvidos na condução deste segmento e quais cidades apresentam um Conselho Municipal de Esportes.

Além disso, o diagnóstico também mapeia quais municípios possuem locais para a prática de esporte, quantos e quais são os locais para esse tipo de atividade e sua natureza (estádios, quadras, ginásios, campos e piscinas).

Outros itens do documento incluem o levantamento da quantidade e identificação das entidades esportivas presentes em cada município; e quais são as práticas esportivas mais comuns em cada cidade.

Para Raquel Stumm, analista do Sebrae/RJ, o diagnóstico serve como um norteador para medidas que possam ser adotadas tanto pelo poder público quanto para o setor privado em relação ao desenvolvimento do esporte na região, seja no que diz respeito à gestão, seja em relação ao direcionamento dos negócios que envolvem o setor. “Elaborar um retrato das condições em que o Esporte se encontra na região é de suma importância, já que ele aponta, por meio de dados, quais podem ser os caminhos a serem tomados para seu aprimoramento técnico, profissional, comercial, educacional e social. Não podemos esquecer que o Esporte é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e inclusão das pessoas e que ele tem abrangência não só na área sócio-educacional e de saúde, mas envolve também toda uma cadeia de negócios que movimentam a economia e que pode contribuir para o desenvolvimento da região”, afirma a analista.   

Os municípios que estão incluídos no Diagnóstico de Esportes 2016 são: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras, Macuco e Santa Maria Madalena.

Calendário Esportivo

O grupo de trabalho do programa “Lidera Rio nos Esportes” também fará o lançamento do Calendário dos Esportes da Região, que possui toda a programação dos eventos esportivos que serão realizados nos municípios até o final do ano.

O calendário apresenta as modalidades de acordo com a vocação de cada cidade e conta com a participação de várias entidades esportivas.

Os esportes a serem praticados em eventos/torneios incluem Futebol, Futsal, Handebol, Montain Bike, Down Hill (Ciclismo de descida rápida), Escalada de Ciclismo, Judô, Muai Thai, Parapente, Trilhas, Caminhadas, Corridas, Tênis, entre outros.

Segundo os membros do “Lidera Rio nos Esportes - Região Serrana I”, um dos objetivos da elaboração do diagnóstico e do calendário é possibilitar aos gestores de esporte o autoconhecimento da região, a identificação de suas vocações, ao mesmo tempo em que promove os eventos/atividades esportivas locais e incentiva novos praticantes das mais variadas modalidades para fortalecer o setor.

O auditório do Senai, onde acontece o lançamento do Diagnóstico e do Calendário do Esporte da Região fica na Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220 – Centro. Mais informações pelo telefone: (22) 2523-6908.

Nenhum comentário: