quinta-feira, 14 de abril de 2016

Empresários da indústria podem cadastrar desafios no #MandaProSENAI até sexta

Alunos do SENAI vão buscar soluções inovadoras para problemas reais da indústria. Prazo de inscrições vai até esta sexta-feira, dia 15


As empresas têm até esta sexta-feira (15/04) para cadastrar um desafio no #MandaProSENAI, um projeto que vai mobilizar estudantes a buscar soluções para problemas reais do setor metalmecânico, que serão enviados aos alunos pelos próprios empresários da indústria fluminense. As inscrições são feitas pelo site www.firjan.com.br/mandaprosenai. Se o desafio for selecionado, um grupo de estudantes vai desenvolver um projeto para propor a solução.

O diretor da MHS – Mecânica, Hidráulica e Sistemas, e presidente do Sindmetal, Cláudio Tângari, acredita que essa aproximação entre alunos e empresários pode alcançar jovens desde a Escola SESI até a faculdade SENAI. “O modelo é possível e utilizado com sucesso por países como Alemanha e Coreia. O aluno é formado de maneira muito mais coerente com a realidade. É um sonho, mas é factível e seria muito bem aceito pela sociedade brasileira, principalmente no período que estamos enfrentando”, garantiu o empresário.

É o tipo de projeto que sempre esperei. O ensino no Brasil tem essa falha de ficar muito distante da prática de mercado, e o #mandaprosenai está aproximando o ensino da necessidade da indústria, com um pensamento direcionado para a solução”, afirmou o gerente da Packseven Industria e Comércio, de Bom Jardim, Francisco Alberto Cantelmo.

A ideia é que os estudantes testem seus conhecimentos, entrem em contato com a realidade da indústria metalmecânica e se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas poderão usufruir de uma inovação com o potencial para beneficiar a indústria, além de ajudarem a formar profissionais ainda mais completos.
 
Durante o desenvolvimento das ideias, os alunos vão visitar a empresa para tirar dúvidas e aperfeiçoar seu projeto, com o objetivo de, ao final, terem protótipos fiéis às necessidades da indústria. O #MandaProSenai, realizado em parceria com os sindicatos da indústria metalmecânica, envolve alunos de cinco unidades SENAI do estado: Nova Friburgo, Niterói, Resende, Petrópolis e IST Automação e Simulação. Em agosto, essas escolas realizam exposições dos projetos dos estudantes.

Empresários das seguintes cidades podem inscrever seus desafios: Nova Friburgo, Aperibe, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaocara, Itaperuna, Laje de Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Varre-Sai, Italva e São José de Ubá.

Nenhum comentário: