quinta-feira, 14 de abril de 2016

Estudantes de Trajano de Moraes terão a matéria ‘Empreendedorismo’ incluída na grade curricular

Ser médico, engenheiro, advogado, bombeiro, dentista ou veterinário. Quem nunca sonhou em seguir essas e outras carreiras? Difícil é encontrar alguém que responda: “empreendedor”. Diante dessa cultura, o escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, com o objetivo de mostrar o Empreendedorismo como atividade educativa e futura opção de carreira, implanta, em parceria com a Prefeitura de Trajano de Moraes, o programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” (JEPP) nas escolas municipais da região. Nos dias 14 e 15 de abril (quinta e sexta-feira), pais e alunos de quatro escolas vão participar de palestras que dão início ao programa.


De acordo com a analista da Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Raquel Stumm, o JEPP é um programa voltado para implantar no cotidiano dos estudantes o hábito de empreender. “Mesmo que não tenhamos a cultura de optar pelo Empreendedorismo como carreira profissional, percebemos que quando a criança entra em contato com essas novas possibilidades isso se torna algo muito natural, pois elas têm uma predisposição de acreditar em seus sonhos e a convicção de que eles podem se tornar realidade, que são características fundamentais para um bom empreendedor. As crianças não possuem medo e estão mais abertas a enfrentar desafios, pois isso já faz parte do processo de aprendizado delas”, destaca a analista.

No primeiro dia (14/04), as reuniões entre técnicos do Sebrae/RJ, educadores, pais e alunos acontecem na Escola Municipalizada Maria Mendonça, localizada no distrito de mesmo nome, às 17h e na Escola Municipalizada Coronel João Pereira de Moraes, no distrito de Barra do Canteiro, às 19h.

No segundo dia (15/04), as reuniões acontecem às 17h na Escola Municipalizada João Mendes Martins, em Visconde do Imbé e às 19h na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, no Centro de Trajano de Moraes.

No que consiste o JEPP

O JEPP é um programa que considera que o Empreendedorismo pode ser ensinado e estimula a iniciativa futura da busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora, ou da criação de negócios próprios por parte dos estudantes.
Para tanto, os professores participam de capacitação que aborda as principais questões teóricas e metodológicas do curso. Os educadores também passam a conhecer a estrutura e o conteúdo dos livros de cada um dos nove anos do Ensino Fundamental que serão aplicados.

O curso de Empreendedorismo apresenta dois eixos de atuação: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para plano de negócios e quatro temas: cultura da cooperação e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

O próximo município a aderir ao JEPP na Regional Serrana I será Cantagalo, que em breve incluíra o Empreendedorismo na grade curricular das escolas municipais.

Temas de trabalho para os anos letivos

1º ano: O mundo das ervas aromáticas;
2º ano: Temperos naturais;
3º ano: Brinquedos ecológicos;
4º ano: Locadora de produtos;
5º ano: Sabores e cores;
6º ano: Ecopapelaria;
7º ano: Artesanato sustentável;
8º ano: Empreendedorismo social;
9º ano: Novas ideias, grandes negócios.

Nenhum comentário: