sexta-feira, 29 de abril de 2016

Nova Friburgo vai receber unidade móvel do SENAI para atender demanda da Construção Civil

Laboratório móvel BIM chega à cidade para atender demanda do Sinduscon-cn e capacitar profissionais com o que há de mais moderno no mercado

No dia 2 de maio, Nova Friburgo recebe o laboratório móvel BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação Construção). A iniciativa do SENAI vai atender a demanda por capacitação profissional no setor da Construção Civil com o que há de mais moderno em modelagem computacional. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Tanto o laboratório quanto a unidade móvel representam um avanço para a capacitação de profissionais, considerando que a ferramenta é uma revolução tecnológica. Por meio do uso de um conjunto de softwares é possível conceber todas as etapas de construção de um empreendimento, proporcionando maior racionalidade no projeto”, destaca Roberto da Cunha, especialista em Relacionamento Setorial do Sistema FIRJAN. Ele destaca ainda que o programa tem a parceria da empresa AutoDesk, uma das desenvolvedoras dos softwares.

Segundo o empresário Joilson Wermelinger, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro Norte-Fluminense (Sinduscon-cn), ainda é muito difícil encontrar profissionais capacitados no mercado para atuarem com o software. “O curso está sendo muito demandado e ainda é novidade no Brasil. É o que há de mais moderno para controle e planejamento de obras e, com certeza, o profissional será muito bem absorvido pelo mercado”, explicou.

Para se inscrever é necessário ser profissional ou estudante de arquitetura e urbanismo, engenharia civil, designer de interiores ou técnico em edificações. São apenas 14 vagas nas modalidades Básico e Avançado. O curso desenvolve competências para trabalhar com o software REVIT, que integra a plataforma de tecnologias BIM. Ferramenta fundamental  para quem atua com projetos na Construção Civil. Por meio do uso de um conjunto de softwares é possível conceber todas as etapas da construção de um empreendimento, proporcionando uma maior racionalidade do projeto.

A unidade móvel BIM é um complemento do Laboratório BIM, inaugurado na unidade Cinelândia em outubro do ano passado, e tem como objetivo acompanhar as tendências tecnológicas do mercado. Além disso, o laboratório e a unidade móvel fazem parte das orientações estabelecidas no documento “Construção Civil – Desafios 2015-2020”, elaborado pelo Sistema FIRJAN.

A unidade já passou por Três Rios e percorrerá ainda Itaperuna (junho), Campos dos Goytacazes (julho), Volta Redonda (agosto), Niterói (setembro), Duque de Caxias (outubro) e, por fim, Petrópolis (dezembro).

Os interessados podem consultar valores e outras informações pelo 0800 0231 231.

Nenhum comentário: