quarta-feira, 6 de abril de 2016

Oficina de informática da biblioteca pública atrai público diversificado em Nova Friburgo

A Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, órgão de secretaria de Cultura de Nova Friburgo, iniciou há 30 dias uma oficina de informática, tendo como instrutor Edinaldo Domingues de Souza. Os computadores foram doados pela Fundação Bill Gates e são completos, com no-break e câmeras de última geração. Tão logo os equipamentos chegaram foram iniciados os preparativos da oficina, que em sua primeira turma conta com 30 alunos. E há fila de espera.

O público é diversificado, com predominância da terceira idade. O único requisito para participar é ter idade mínima de 14 anos.


Edinaldo é concursado da Prefeitura de Nova Friburgo como agente administrativo, com formação em informática, e a oficina partiu de uma inciativa sua, logo apoiada pela secretária de Cultura, Cristina Sacchetto. Ele trabalhou por três anos no Centro de Artes e está lotado na biblioteca também há três anos. E faz questão de frisar sua satisfação com o andamento da oficina de informática, que brevemente abrirá novas turmas.

A oficina de informática da biblioteca é muito boa, na opinião da aluna Regina Helena dos Santos, aposentada, residente no Centro. “Ter o computador em casa e não saber manuseá-lo não adianta. Temos que saber lidar com ele. E esta oficina é muito boa, o Edinaldo é muito bom e atencioso. Agora eu já me interesso mais por essa tecnologia”.

Eu gosto da oficina de informática”, salienta Sônia Chimenes, servidora pública da biblioteca, residente em Olaria, que resolveu aproveitar a oportunidade. Ela diz que o Edinaldo, além de amigo de trabalho, é um excelente instrutor. “Com as instruções do Edinaldo, eu vou aprendendo devagar. Só de evitar ficar pedindo ajuda aos outros já vale esta oficina”, observa.

Outra aluna que afirma valer a pena participar da oficina de informática da biblioteca é Maria Léa de Jesus, aposentada que mora no bairro Braunes. “Eu tenho que aproveitar esta oficina para não ficar atrasada. Eu nem conseguia abrir o computador e agora já o uso em casa”, diz, satisfeita.

A oficina tem duração média de dois meses, mas Edinaldo observa que o tempo depende de cada aluno. Quem se interessar em participar pode procurá-lo na biblioteca, que funciona na Rua Farinha Filho, 50, no centro da cidade.

Nenhum comentário: