quinta-feira, 21 de abril de 2016

Prefeito Rogério Cabral avalia necessidade de ampliação do CRAS em Nova Friburgo

O prefeito Rogério Cabral recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho em seu gabinete, segunda-feira, 18 de abril. O encontro teve um caráter de reunião de trabalho. Foi apresentado um relatório das ações da secretaria e como estão funcionando os seus departamentos. Rogério Cabral mostrou-se satisfeito com os avanços alcançados pela pasta, e dedicou especial atenção ao trabalho que é desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. É um local onde são oferecidos os serviços de assistência social, feito o cadastramento das pessoas e o encaminhamento delas de acordo com a necessidade. O CRAS tem o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Através dessa porta de entrada são promovidas as articulações às unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, se possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social e se fortalece uma referência para a população e para os serviços setoriais.

Nova Friburgo está inserido no enquadramento de município de grande porte, ou seja, possui quatro CRAS para atender até cinco mil famílias. Os centros de referência, em questão, em Nova Friburgo, ficam localizados no Centro, em Conselheiro Paulino, Olaria e em Campo do Coelho.

Porém, de acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gilberto Souza Filho, a secretaria possui um cadastro de 15 mil famílias. Justamente, por isso, o prefeito voltou sua atenção ao fato de que o município pode ter essa rede aumentada e que é preciso traçar um planejamento para a ampliação desse serviço, o CRAS.

O gerente de Proteção Social, José Adriano, disse que a Secretaria está planejando ativar o CRAS Itinerante, para até suprir essa carência enquanto não se amplia a rede de CRAS em Nova Friburgo. Disse que, em breve, ainda neste ano, deverá ser ativado um piloto desse projeto.

Rogério Cabral ficou satisfeito com a reunião, disse que vários avanços foram alcançados, pois Nova Friburgo é um dos poucos municípios que possui uma estrutura completa em Assistência Social. E que, embora haja algumas carências, através de reuniões como a realizada, é possível planejar mais avanços, apesar das limitações e das dificuldades financeiras pelas quais atravessam os municípios, estados e país.

2 comentários:

DETINHA60 disse...

O sr Rogério Cabral está ligado ao Projeto Serrana?

DETINHA60 disse...

O sr Rogério Cabral está ligado ao Projeto Serrana?