sexta-feira, 22 de abril de 2016

Prefeitura de Nova Friburgo faz ação de combate à dengue no Cordoeira

Mais uma ação de combate à dengue foi realizada pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Saúde, desta vez no bairro Cordoeira, próximo ao Cemitério São João Batista, na manhã de sábado, dia 16. O trabalho contou com as subsecretarias de Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância Sanitária; secretarias de Ordem e Mobilidade Urbana – e sua Subsecretaria de Posturas; Defesa Civil, Meio Ambiente e Serviços Públicos. A empresa Pneutec participou da ação para recolhimento de pneus velhos, para serem levados à cidade do Rio de Janeiro para reciclagem. O Tiro de Guerra, com 30 homens, também marcou presença. Mais de 50 pessoas participaram do trabalho.


Depois da concentração em frente a um mercado, equipes se dividiram e visitaram os imóveis para verificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e chicungunya, como lajes, caixas d’água sem cobertura, entre outros. Uma equipe especial também esteve na parte alta do cemitério São João Batista, utilizando pulverizadores de inseticidas e roupas especiais de proteção.

No dia anterior à ação, na sexta-feira, a Secretaria de Serviços Públicos retirou do local da ação seis caminhões de entulhos, principalmente móveis velhos jogados em locais públicos pelos próprios moradores. 

No sábado, outro caminhão retirou mais entulhos e móveis velhos. A ação foi realizada nas imediações das ruas José do Patrocínio, Esperanto, Teófilo Marra e Elisa Ventura.

Moradores das imediações aprovaram a ação da Prefeitura de Nova Friburgo. É o caso de Rochester Oliveira, entregador de 21 anos. “Eu já tive dengue, peguei em Araruama porque viajo. Agora tenho passado repelente e tomado mais alguns cuidados”, observou. O jovem ainda completou, referindo-se ao trabalho da prefeitura: “Esse serviço é nota 10”.

Brígido Toledo, jornalista residente na Rua Emília Falchetto, julga o trabalho executado no cemitério o mais importante. “Os visitantes devem tomar cuidado e não deixar água não só em cima das sepulturas como também no chão. Em casa eu tomo todos os cuidados”, frisou.

Nas ruas visitadas havia muito lixo e entulho, até cobertos pelo mato. Alguns moradores foram notificados a tomar algumas providências em seus imóveis. 


Mais informações sobre o combate à dengue na Subsecretaria de Vigilância Ambiental em Saúde, que funciona na Rua Augusto Cardoso, 62, no Centro, ou pelo telefone 2523-1889.

Nenhum comentário: