segunda-feira, 18 de abril de 2016

Prefeitura recebe representantes da UERJ para firmar novas parcerias

Em reunião na tarde da última terça-feira, 12, o prefeito Rogério Cabral e a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Eliana Amil, receberam representantes da UERJ para firmar novas parcerias que trarão inúmeros benefícios ao município.

Também participaram da reunião Maria Cristina Bessa Lippmann, subsecretária de Educação Profissionalizante e Superior, Marcelo Verly, servidor da UERJ e presidente da Comissão de Educação da Câmara, e o professor Ricardo Carvalho de Barros, diretor do campus regional do Instituto politécnico da UERJ-IPRJ, que tomou posse recentemente e foi recebido oficialmente pelo prefeito pela primeira vez.


Na ocasião foram tratados diversos temas relevantes para Nova Friburgo, entre eles o projeto Cidade Inteligente – desenvolvido pelos professores Gil de Carvalho e Joaquim Teixeira de Assis, do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/UERJ, com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e coordenado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior.

O prefeito Rogério Cabral afirmou que a parceria com a instituição é fundamental para o desenvolvimento de Nova Friburgo: “Precisamos trabalhar com parcerias e a UERJ já é uma grande parceira do município. O projeto Cidade Inteligente, por exemplo, foi feito através de um professor da UERJ com recursos que vieram da FAPERJ, o que mostra uma grande e importante parceria entre a Prefeitura e a Uerj” – destacou.

Outra iniciativa importante debatida foi o restabelecimento da estrada de acesso ao clube e hotel Olifas (que hoje fazem parte da UERJ) pela Secretaria de Obras. O prefeito afirmou que a solicitação será atendida e que, em breve, será enviada uma equipe de engenheiros ao local para a recuperação da via. Além disso, foi debatida a importância de um melhor aproveitamento do espaço. “Existe a possibilidade do antigo hotel Olifas se tornar um clube para os servidores municipais e da UERJ. Essa hipótese ainda está sendo avaliada mas, se vir a dar certo, todos vão sair ganhando pois, além de ter um espaço muito bom funcionando, toda a área será recuperada” – disse Rogério Cabral. Este projeto ainda será avaliado por engenheiros e arquitetos da Prefeitura, pela procuradoria do município e também pela UERJ para ver se poderá ter andamento.

A educação também foi tema da reunião. Foram oferecidas pelo município ofertas de vagas de estágio para alunos do curso de Engenharia da Computação em função de projetos que a Prefeitura tem estruturados na área de TI – Tecnologia da Informação. Para o prefeito, “essa parceria, além de ajudar os alunos que precisam cumprir a carga horária de estágio e tem dificuldade, também é benéfica para Prefeitura, afinal, novos profissionais poderão contribuir com o Município”.

Nenhum comentário: