quinta-feira, 7 de abril de 2016

Retirada de entulhos das ruas é o maior alvo da Secretaria de Serviços Públicos

O código de posturas de Nova Friburgo preconiza que descartar lixo nas ruas é ilegal. Mesmo assim, a secretaria de Serviços Públicos enfrenta esse desafio diariamente. No relatório do mês de março foram retirados 209 caminhões de lixo e entulhos das ruas do Centro, o que representa mais de mil toneladas. Por isso, e devido à campanha de combate à Dengue, a secretaria está passando pelos bairros recolhendo entulhos que as pessoas queiram descartar. Nesta quarta-feira, 06, a equipe esteve no bairro Ponte da Saudade.


De acordo com o secretário Fernando Samuel, os tipos de entulho que mais são descartados sem critérios nas ruas são móveis velhos e restos de obras. Segundo disse, “as pessoas acham que é nossa obrigação, mas não é”. Mesmo assim, Fernando informou que as equipes estão passando pelos bairros e alertando aos moradores que a Prefeitura, naquele momento, está recolhendo qualquer tipo de objeto, lixo ou entulho, que as pessoas desejam descartar.

No código de posturas municipal, no capítulo II, sobre higiene das vias públicas, em seu artigo oito, em vários incisos, está determinado que não é permitido descartar qualquer tipo de lixo, detritos ou entulhos nas ruas, nem mesmo restos de capina e poda de árvores, sob pena de multa.

E a situação só não é pior devido a aquisição de veículos novos pelo governo municipal através do Programa Provias: três caminhões caçamba, cinco caminhões com carroceria, duas retroescavadeiras, um caminhão pipa, um caminhão Vac’all, uma caminhonete S10, um veículo Saveiro e um Gol.

A secretaria de Serviços Públicos também realizou serviço de capina e limpeza nos bairros de Lagoinha, Córrego Dantas, Vale dos Pinheiros, Perissê, Catarcione e Ponte da Saudade, em março, além de roçada no cemitério Trilha do Céu.

Nenhum comentário: