sábado, 9 de abril de 2016

Sala do Empreendedor: Prefeitura alavanca formalização, atrai novas empresas e fomenta a economia da cidade

Inaugurada em parceria com o SEBRAE, ACIANF e a Prefeitura de Nova Friburgo em 05 de outubro de 2015, a sala já pode ser considerada um verdadeiro sucesso. Em novembro de 2015, um mês depois da criação, Nova Friburgo já havia subido de 72º para 8º lugar no ranking de pontuação do sistema de monitoramento da lei geral da Micro e Pequena Empresa. A criação da sala foi a principal responsável pelo processo de desburocratização para abertura de novas empresas.


O órgão vem superando as expectativas quando o assunto é o investimento e fomento do empreendedorismo em Nova Friburgo. O espaço, criado para a formalização e capacitação do empreendedor friburguense, apesar do pouco tempo de funcionamento, destaca-se pelos números. Em 6 meses de funcionamento, mais de três mil atendimentos administrativos formais foram feitos no local e mais de 650 atividades foram legalizadas no município. Esse número corresponde tanto a atividades que já existiam e estavam na ilegalidade quanto a atividades novas que estão sendo trazidas ao município. Segundo Carlos Boueke, subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, comércios de vestuário, cabeleireiros e facção de moda íntima são os 3 negócios mais procurados.

Ainda segundo Boueke, 50% dos atendimentos feitos no local são voltados para pessoas que querem se tornar microempreendedores individuais. Para quem se interessa em ser um MEI, é oferecido um curso gratuito na sala todas às segundas-feiras a partir das 10h. É necessário agendamento prévio e o limite por turma é de 18 pessoas.


O próximo e importante passo é a criação da Delegacia de Junta Comercial em parceria com a Receita Federal. O projeto deve ser concretizado em breve, facilitando a parte da legalização das empresas em todas as esferas: municipal, estadual e federal, completando o círculo no processo de legalização das empresas.

Segundo Tânia Trilha, secretária de Infraestrutura e Logística, “a criação da Sala do Empreendedor veio para alavancar todos os processos em Nova Friburgo e ela conseguiu tirar muitas empresas da informalidade porque, antes, elas eram de fundo de quintal e perceberam que se legalizando, contribuindo, pagando seus impostos, poderiam participar de todo um leque de prestações de serviços e vendas que são justamente os editais que nós fazemos para contratar um serviço ou um bem. Legalizadas, elas geram empregos e podem fortalecer nossa economia, a mão de obra fica segura. Todo esse conjunto de procedimentos incrementou a economia da cidade”.

Nenhum comentário: