sábado, 9 de abril de 2016

Prefeito de Macuco destaca Dia Mundial da Saúde

A maioria das pessoas considera-se saudável quando não tem nenhuma doença. Entretanto, a ausência de enfermidades não significa saúde. Afirmar ser saudável significa analisar inúmeros fatores, entre eles a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como conceito que ‘a saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade’.

Seguindo tal conceito, é possível perceber que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, já que nem todo mundo consegue viver sem tristezas ou preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim pela de qualidade de vida.

A Lei 8.080, de 1990, trata a saúde como direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover condições indispensáveis a seu pleno exercício. Outros fatores também são determinantes para a manutenção da saúde, como alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho e renda, educação, atividade física, transporte, lazer e acesso a bens e serviços essenciais.

A data 07 de abril marca o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a qualidade de vida e os diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. Todos os anos, campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde, cujas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

Em 2016, a OMS e a Federação Internacional de Diabetes resolveram voltar a atenção para esta doença que a cada ano é responsável por 14,5% do total de todas as mortes que ocorrem no mundo. O Atlas do Diabetes confirma que em 2015 aproximadamente cinco milhões de pessoas, com idade entre 20 e 79 anos, foram a óbito em consequência do diabetes, muito mais do que todas as guerras, conflitos armados, HIV/AIDS e diversas outras doenças juntas. Ainda assim, a grande maioria da população não toma cuidado com a prevenção e combate a doença.


Priorizando a saúde desde o início de sua administração em Macuco, o prefeito Félix Lengruber, mesmo ainda se recuperando de uma intervenção cirúrgica, lembrou a importância de investir nesse segmento. “É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso município. Ressalto que não se trata apenas de ações da saúde propriamente dita, já que devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o completo bem-estar da população. Esse deve ser nosso objetivo”, disse Félix.

Nenhum comentário: