sábado, 30 de abril de 2016

Vacinação contra a Febre Aftosa terá início no domingo

Começa no domingo (1º), a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro. Os proprietários dos animais devem retirar as suas doses nas lojas autorizadas e depois da vacinação apresentar o cupom com a declaração de vacinação nos Núcleos de Defesa Agropecuária de suas cidades. Aqueles produtores que não vacinarem ou imunizarem podem ser advertidos e até receber multa, além de ficarem impedidos de vender ou transportar o rebanho. A campanha termina no dia 31 de maio.

A febre aftosa é uma doença infecciosa, com alto poder de contágio, que causa febre, aftas na boca e nos pés dos animais, inquietação, salivação, dificuldade de mastigar e engolir alimentos e tremores. O incômodo leva à queda na produção de leite e carne.

Após a vacinação, os proprietários devem informar o procedimento. Além disso, se a doença for detectada em uma propriedade, a região é isolada, as fronteiras com outros Estados são fechadas e, em alguns casos, todo o rebanho pode ser sacrificado.

A venda das vacinas só é permitida durante o período da campanha. Hoje, só é preciso o produtor apresentar o CPF e a inscrição de produtor rural para adquirir as vacinas. Em Nova Friburgo, as lojas autorizadas são a Farmácia Globo e a Comercial Friburguense.

De acordo com o Núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo, localizado no Centro, na Rua Euclides Solom Pontes, 30, o rebanho no município é de 7.500 animais (bovinos e búfalos) cadastrados.

Nenhum comentário: