domingo, 29 de maio de 2016

Abertas inscrições para o MowBrasil 2016 promovido pela Unesco

Fundação D. João VI promove oficina para ajudar os candidatos do município e região

Proteger e estimular o acesso a acervos documentais de interesse nacional é o objetivo do MowBrasil 2016. O Ministério da Cultura, em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançou o edital MowBrasil 2016 em maio e as candidaturas deverão ser realizadas até o dia 31 de julho por entidades públicas ou privadas, bem como por pessoas físicas detentoras de acervos de valor para a memória brasileira. Para esclarecer e preparar os candidatos de Nova Friburgo e região, a Prefeitura, através da Fundação D. João VI, realizará, em 1º de junho, uma oficina do Programa MowBrasil. O evento acontecerá na sede da fundação, na Praça Getúlio Vargas, 71, Centro da cidade.

A Oficina Programa MowBrasil 2016 será realizada das 14h às 18h e será dividida em duas partes: a primeira tratará do assunto “acervos brasileiros e o programa memória do mundo – Brasil da Unesco” e a segunda parte será voltada ao preenchimento do formulário de candidatura ao edital MowBrasil 2016.

O programa tem como objeto acervos de natureza arquivística ou bibliográfica, podendo ser textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Todos deverão ser custodiados em território nacional e ser de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. Os acervos selecionados serão inscritos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.

O Museu da República, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu da Inconfidência, Museu Villa-Lobos e o Museu Imperial já foram contemplados em edições anteriores do Programa Memória do Mundo da Unesco.

O documento, de natureza arquivística ou bibliográfica, terá que ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e será avaliado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MowBrasil). O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura do país.

As inscrições para a oficina poderão ser feitas pelo site www.djoaovi.com.br. A oficina tem o apoio da Fundação D. João VI, do Colégio Nossa Senhora das Dores, do Museu Imperial, da Unesco, do Comitê Nacional do Brasil e da OAB Nova Friburgo.

História

O Programa Memória do Mundo da Unesco – Mow ( Memory of the World) pressupõe que o patrimônio documental mundial pertence a todos, deve ser preservado e acessível de maneira permanente e sem obstáculos.

A iniciativa reconhece patrimônios documentais com relevância internacional, regional e nacional. Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio.

Em setembro de 2004, o Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco – MowBrasil. Desde seu funcionamento oficial, em 2007, lançou diversos editais que resultaram em acervos documentais nominados.

Nenhum comentário: