quinta-feira, 19 de maio de 2016

Atletas antecipam aniversário de Nova Friburgo com corrida

Em clima de festa foi realizada no domingo, dia 15, a corrida comemorativa dos 198 anos de Nova Friburgo. A concentração foi na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e chegada no Centro de Convivência, anexo ao Clube de Xadrez, no Suspiro. 

Enquanto aguardavam o início da corrida, muitos atletas faziam aquecimento, com destaque para a turma da terceira idade do Centro de Convivência. Havia gente de todo lugar do Brasil, como Belém, por exemplo, e até um representante da Venezuela. A prova foi dividida em corridas de dez e cinco quilômetros e caminhada de três quilômetros. A organização foi do corredor Reginaldo de Azevedo Santos, com apoio da Prefeitura, através de suas secretarias.


Entre os que aguardavam o início da corrida estava Rodrigo Rocha, com seu filho Gabriel (Biel), de 14 anos, que tem paralisia cerebral. Ele levou seu filho num triciclo, uma cadeira de rodas especial para a corrida de cinco quilômetros. Rodrigo começou a se interessar por corridas há dois anos, com o filho, percebeu que o menino gostou e continua com essa prática. 


Outros que chamaram a atenção foram os atletas deficientes do Projeto Geração Superação, do Rio, e um casal de índios: Akazuí, tabajara, do Ceará, e ela, Samehy, potiguara, da Paraíba. Vivem na Aldeia Maracanã, no Rio. Os dois participaram da corrida de cinco quilômetros.


O organizador Reginaldo falou aos presentes na concentração, considerando-se feliz e orgulhoso com o evento. Saudou o corredor 001, o Biel, e agradeceu a todos, principalmente à turma da terceira idade, do centro de convivência e da Associação da Mulher Mastectomizada (Amma), entre representantes de outras instituições.

A largada se deu na Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros, tendo à frente os deficientes cadeirantes, seguido pelos demais. Os corredores de dez quilômetros seguiram até o Ciep Glauber Rocha, na Avenida Governador Roberto Silveira; os de cinco quilômetros retornaram no trevo de Duas Pedras e quem fez a caminhada contornou na ponte da Haga, no final da Avenida Euterpe friburguense.



A classificação geral foi a seguinte: corrida de dez quilômetros – masculino – 1º – Inácio; 2º – Ricardinho; 3º – Auderi; 4º – Geraldo; e 5º – Gustavo; feminino – 1º – Mirlene; 2º – Neide; 3º – Aline; 4º – Verinha; e 5º – Mirna; corrida de cinco quilômetros – masculino – 1º – Gabriel (Biel); 2º – Luizinho; 3º – Tairon; 4º – Unaldison; e 5º – Jaime; feminino – 1º – Renata; 2º – Márcia; 3º – Flávia; 4º – Roseli; e 5º – a corredora de número 690 (a organização ainda não tinha o nome).

Nenhum comentário: