domingo, 15 de maio de 2016

Casos de Dengue em Nova Friburgo estão diminuindo

A subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Coordenação Epidemiologia divulgaram um gráfico nesta semana para demonstrar que a curva de casos confirmados de Dengue em residentes de Nova Friburgo está descendente. O último boletim expedido pela epidemiologia, 18/2016, apontava 3.446 casos, mas que se refletem a um somatório desde a primeira semana epidemiológica, datada de 3 a 9 de janeiro de 2016.

O pico de casos de Dengue em Nova Friburgo aconteceu na semana epidemiológica 7/2016, entre os dias 14 e 20 de fevereiro, como mostra o gráfico. A partir daí os casos começaram a cair justamente depois da implantação, pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, da sala de hidratação no Hospital Municipal Raul Sertã.

Com a instalação da sala de hidratação, os casos suspeitos de Dengue e Zika puderam ser diagnosticados com rapidez e eficiência, seguindo um tratamento eficaz por toda a equipe de saúde, médicos e enfermeiros. Vale destacar que em todo o período relatado, Nova Friburgo não registrou nenhum caso confirmado de morte pelos vírus da Dengue, Zika ou Chikungunya.

Em razão desse novo quadro, a secretaria de Saúde irá desativar a sala de hidratação, mas o atendimento continua nos postos de saúde e, até mesmo, na central de urgência do hospital.

A partir do final de fevereiro começamos a observar uma redução dos casos semanais. A expectativa é que o número continue caindo, expressando o resultado das nossas ações, que foram intensificadas desde o início do ano”, afirmou Ricardo Fazoli, subsecretário de Vigilância em Saúde. Ele observou que a tendência é de desaceleração do número de casos nas próximas semanas, visto que o período de maior infestação do mosquito Aedes aegypti é na época de chuvas, entre os meses de dezembro e abril.


Mesmo assim é válido lembrar que os cuidados relacionados à Campanha “10 minutos salvam vidas”, de combate à Dengue, não podem deixar de ser feitos em cada residência. A observação se as caixas d’água estão tampadas, as calhas limpas, sem retenção de poças, pneus, garrafas e outros objetos guardados, vasos de plantas também sem retenção de água, é fundamental para o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Nenhum comentário: