segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cordeiro convoca para a III Conferência Municipal de Cultura

No dia 24 de maio acontecerá a III Conferência Municipal de Cultura de Cordeiro, com início às 8 horas, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. Nela, tomará posse o Conselho Municipal de Políticas Culturais e será apresentado o Plano Municipal de Cultura para apreciação e aprovação. Ambos foram discutidos e levados a efeito após as reuniões das Câmaras Setoriais de Cultura, formadas por artistas e sociedade civil. Haverá, ainda, apresentações culturais e palestras com representantes da Secretaria de Estado de Cultura.

A consulta pública ao Plano Municipal de Cultura pode ser feita através AQUI . Ele tem duração decenal e é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura.
           
Após diversas reuniões das câmaras setoriais, que indicaram seus representantes, foram definidos os 14 conselheiros e seus respectivos suplentes no Conselho Municipal de Políticas Culturais. Além dos representantes da sociedade civil, escolhidos dentro das câmaras setoriais de Música, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Artes Cênicas, Literatura, Economia Criativa, Artes Visuais e Audiovisual, foram definidos os representantes da administração pública, oriundos das secretarias municipais e do poder legislativo.

O papel do conselho é importantíssimo, pois ele representa democraticamente diversos setores da cultura e da sociedade, fiscaliza as ações da Secretaria Municipal de Cultura, bem como o uso das verbas destinadas à cultura na Lei de Orçamento Anual. “É fundamental a participação dos artistas e da sociedade na Conferência Municipal”, convoca o secretário Allessandro Concencio.

Nenhum comentário: