sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cordeiro vacina idosos, gestantes, puérperas e crianças contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Cordeiro realiza até o dia 20 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe.  A vacina está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto.  Basta procurar um posto de vacinação mais próximo de sua residência. É importante levar a caderneta de vacinação.

A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. A participação das gestantes na campanha é fundamental, já que elas têm maior risco de complicação caso contraiam a gripe. Além disso, com a vacinação da grávida, ocorre a imunização passiva do bebê, que passa a ser protegido até os seis meses de idade, quando a criança receberá a dose.

A vacina só é contraindicada em pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Nunca é demais lembrar sobre outros cuidados para se evitar a gripe: lavar as mãos com frequência, pois elas levam os vírus para as mucosas da boca ou dos olhos; ventilar os ambientes e abrir as janelas quando estiver em transporte público; evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca; tapar a boca com o antebraço quando tossir; ingerir bastante líquido, ter uma alimentação saudável, dormir bem e se exercitar.

Nenhum comentário: