sexta-feira, 6 de maio de 2016

1ª Sipat da Prefeitura de Nova Friburgo será realizada em maio

O objetivo da CIPA é desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes e doenças provenientes do trabalho e à melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos municipais

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Nova Friburgo promoverá, no mês de maio, de  9 a 13, a 1ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). O objetivo é o de informar os servidores municipais sobre o assunto e esclarecer alguns temas como para que serve a CIPA. A abertura do evento será às 9h na Prefeitura.

Além do que é uma CIPA, serão oferecidas palestras que transmitirão o significado do que é a SIPA, o que é a Saúde Ocupacional ou como proceder em caso de acidentes no trabalho. E isso tudo no primeiro dia do evento, dia 9.

No dia seguinte, 10, a programação contém ginástica laboral e noções sobre a saúde da mulher. Dia 11, por sua vez, o tema das palestras será sobre combate a incêndios no ambiente do trabalho; palestra sobre drogas, álcool, tabagismo; e saúde mental.

No dia 12, saúde do homem e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis. No último dia 13, um pouco mais de ginástica laboral e palestra sobre acessibilidade e segurança.

Esses eventos serão para todos os funcionários da prefeitura. Cartazes estão sendo colocados nas dependências municipais fora da sede, como nas subprefeituras e secretarias externas como Ordem e Mobilidade Urbana, Saúde e Educação.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem por objetivo desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes e doenças provenientes do trabalho e à melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos municipais. Os membros eleitos buscam identificar os riscos do processo de trabalho, elaborar o mapa de riscos e o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.

Nenhum comentário: