quarta-feira, 18 de maio de 2016

Desfile cívico-militar marca os 198 anos de Nova Friburgo

Os 198 anos de Nova Friburgo foram comemorados, entre outras atrações, com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune, na segunda-feira, 16, feriado municipal. O evento teve início na panóplia da prefeitura. Ao som do Hino Nacional brasileiro, executado pela banda Campesina Friburguense, foram hasteadas as bandeiras de Nova Friburgo, pelo vereador Márcio Damásio, presidente da Câmara Municipal; a do Estado do Rio de Janeiro, pelo capitão de fragata médico José Roberto Gomes Corrêa Macedo, diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo; e a do Brasil, pelo prefeito Rogério Cabral. 


Em seguida, o prefeito e o diretor do Sanatório Naval passaram em revista as tropas, ao som das gaitas de fole da Campesina. Logo após as autoridades seguiram para o palanque oficial.


A primeira parte do desfile foi aberto pela banda Campesina Friburguense, seguida pela Marinha do Brasil, através do Sanatório Naval e as crianças do Projeto Forças no Esporte; Exército Brasileiro, por intermédio do Tiro de Guerra 01-010; 11º Batalhão de Polícia Militar, com motos, viaturas e o Projeto Solução, de ensino de judô para jovens e adultos; 6º Grupamento de Bombeiro Militar, com suas viaturas com as sirenes ligadas, entre motos, caminhonetes, ambulâncias e caminhões; Defesa Civil, com três veículos; e Guarda Civil Municipal, com tropa (inclusive do Grupamento Tático Móvel (Gtam) e dois veículos.


A segunda parte do desfile seguiu com a secretaria municipal de Agricultura, que exibiu um caminhão frigorífico para transporte de alimentação escolar e tratores, com representantes das associações de produtores rurais do município; Uerj e alunos do Instituto Politécnico, Associação de Carros Antigos (Acanf), Moto Clube Águas de Cristo, representação das colônias radicadas no município, banda Euterpe Friburguense, União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo (UBT-NF), Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape) e sua banda de tambores, Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), time de futebol americano Yetis, de Nova Friburgo e a Associação Pestalozzi de Nova Friburgo.

A banda de tambores do Colégio Municipal Odete Penna Muniz iniciou o desfile da representação da rede municipal de ensino, com 700 alunos. Na sequência passaram as escolas Batista, Claudir Antônio de Lima, Décio Monteiro Soares e Florândia da Serra. A banda de tambores da E. M. Nair de Araújo Rodrigues desfilou com as escolas Isa Saippa Ranucci, Jardel Hottz, Santa Paula Frassinetti, Cecília Meireles, Helena Coutinho e Anna Barbosa Moreira. Encerrou o desfile da rede municipal de ensino a banda do Colégio Dermeval Barbosa Moreira, que passou com a educação de jovens e adultos (EJA) do próprio colégio e do Odette Penna Munia e o projeto social Abadá Capoeira.

O desfile teve continuidade com a banda de tambores do Colégio Estadual Canadá, banda marcial de percussão do Colégio Estadual Dr. Galdino do Valle Filho, Paradox Coral, Instituto Cultural Niten (de artes da espada samurai), Sociedade Musical Euterpe Lumiarense e seu grupo Sanfoneiros da Serra, Associação de Grupos de Folia de Reis de Nova Friburgo, Clube de Desbravadores Caledônia e banda musical de harmonia do Colégio Nossa Senhora das Mercês, que fez uma apresentação em frente ao palanque tendo como tema a passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo (no dia 30 de julho). A banda do Ponto de Cultura de Olaria encerrou o desfile.

Ao deixar o palanque oficial, o prefeito Rogério Cabral mostrou-se satisfeito com o desfile. “Nova Friburgo comemorou seus 198 anos com um desfile organizado e bonito. Deus nos presenteou com um dia bonito e esta bela cidade e seu povo maravilhoso mereceram esta festa”.

Nenhum comentário: