terça-feira, 17 de maio de 2016

Inventário ​da oferta turística ​entra​ na ​fase de pesquisa de campo em Nova Friburgo

Nova Friburgo é um dos 23 integrantes d​o Inventário da Oferta Turística que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), com verba do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)​. O projeto​ ​​busca o levantamento, a identificação e o registro dos atrativos turísticos como base de informações para uma melhor gestão e consequentemente o fomento da atividade turística de todas as cidades envolvidas.​ O Programa de Desenvolvimento do Turismo é uma iniciativa nacional do Ministério do Turismo e a execução no Rio de Janeiro é do Governo Estadual.

​A Organização Mundial do Turismo (OMT) define o inventário como um instrumento de fundamental importância para a elaboração de planejamento público, colaborando para a gestão e estratégias promocionais dos municípios, visando o desenvolvimento do setor turístico em todo o Estado. O objetivo é que o resultado final sirva de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores através de dados confiáveis sobre a oferta turística nos 23 municípios.

Em reunião na última semana com a subsecretária de turismo Valéria Mendonça, Eduardo Vilela – subcoordenador do Inventário da oferta turística – falou sobre ​o andamento do inventário. “Esses municípios são indutores do turismo de todo o Estado. Nova Friburgo está na região Serra Verde Imperial, uma das 6 regiões contempladas. No momento estamos entrando na terceira fase do projeto que é a pesquisa de campo. A primeira fase foi a pesquisa de gabinete, onde foram identificados atrativos, equipamentos e serviços turísticos do município.”



Preliminarmente foi realizada uma pesquisa de observação onde foi feito todo o levantamento dos atrativos existentes nos 23 municípios. Atualmente,​ na pesquisa de campo, 18 pesquisadores, alunos do CEFET de Nova Friburgo, farão uma análise de 4 segmentos​ da cidade​: atrativos naturais, culturais, meios de hospedagem e gastronomia. As coletas de informações ​serão feitas através de questionários estruturados de pesquisa, realizada com tablets. A pesquisa acontece entre os dias 17 e 31 de maio deste ano.​ ​O resultado final promete ser um marco para o setor de Nova Friburgo.

Nenhum comentário: