sábado, 21 de maio de 2016

Luta Antimanicomial é lembrada em Nova Friburgo

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi lembrado em Nova Friburgo com evento realizado na Praça Dermeval B. Moreira, quarta-feira, 18 de maio. Cerca de 50 pessoas (pacientes, profissionais e cidadãos) estiveram presentes, participando de uma intensa programação que refletiu as oficinas que são trabalhadas cotidianamente no CAPS II de Nova Friburgo (Centro de Atendimento Psicossocial), da Rede Municipal de Saúde. O dia é lembrado pois é uma luta pelo fim dos manicômios, pela reforma psiquiátrica manicomial.


Segundo Lillian Plack, coordenadora do CAPS II, nesse dia é importante trazer o tema para a praça para conhecimento da população e para marcar a reforma psiquiátrica e o fim do sistema de tratamento antigo, pautado nos manicômios. Hoje, existem os centros de atendimento Psicossocial que humanizaram mais o cuidado com os pacientes de saúde mental. “O CAPS trabalha a inclusão social, trabalha para dar fim ao mito de que loucura é uma coisa ruim. Todos somos pessoas”, afirmou Lillian.

O evento realizado pela secretaria municipal de Saúde da Prefeitura teve início às 9h com apresentação de coral e ciranda do grupo de oficina de música do CAPS II. Às 10h, dezenas de pessoas, pacientes, profissionais e cidadãos participaram e assistiram uma intervenção teatral em parceria com o Grupo Convida. Às 11h, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “luta antimanicomial” e sobre tratamento. Na parte da tarde foi realizada oficina de arteterapia, “lembrando que trouxemos para a praça um pouco do que realizamos cotidianamente no CAPS”, salientou Lillian. 

O fechamento foi com um show da banda Orange House, em que o guitarrista é do grupo Paripassu.


Rafael Morena, coordenador de Saúde Mental da secretaria de Saúde, disse que o Dia de Luta é de comemoração, e para lembrar o que fez os centros de atendimento psicossocial existirem no Brasil, “da necessidade da substituição dos manicômios pelos CAPS, que devem ser fortalecidos”, disse.

O Movimento

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

Na sua origem esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde – (SUS). Está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10.216, de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Nenhum comentário: