domingo, 22 de maio de 2016

Projeto de lei que beneficia Agentes de Combate à Dengue vai entrar em vigor em Nova Friburgo

Na manhã de sexta-feira (20), o prefeito Rogério Cabral; o secretário de Saúde, Rafael Tavares; o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ricardo Fazoli e agentes de combate a endemias se reuniram para assinar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal no dia 10 de maio, que beneficia os agentes de combate à dengue.

O projeto atende uma antiga reivindicação dos agentes da Vigilância Ambiental da secretaria municipal de saúde, corrigindo a denominação do cargo em questão, que passa de “Agentes da Vigilância Ambiental” para “Agentes de Combate a Endemias”.

Durante a assinatura, o Prefeito Rogério agradeceu e parabenizou todos as agentes pelo trabalho realizado e afirmou estar realizado com a mudança, que proverá inúmeros benefícios aos agentes: “o objetivo da reunião foi a assinatura da lei que transfere os agentes da dengue para a nomenclatura de “Agentes de combate a Endemias. Quando fui procurado pelos agentes, prontamente os atendi. Nós adequamos a lei municipal à lei federal e isso traz inúmeros benefícios a eles. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal, eu assinei agora e amanhã eles não serão mais agentes da dengue, serão Agentes de Combate a Endemias”, afirmou Rogério Cabral.

A correção está prevista no CBO (Classificação Brasileiro de Ocupação do Ministério de Trabalho e Emprego). A estrutura básica da CBO foi elaborada em 1977, resultado do convênio firmado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas – ONU, por intermédio da Organização Internacional do Trabalho – OIT, no Projeto de Planejamento de Recursos Humanos (Projeto BRA/70/550), tendo como base a Classificação Internacional Uniforme de Ocupações – CIUO de 1968.

Adervan Moares – Agente de Combate às Endemias – fala da importância da lei para a classe: “antes não tínhamos nenhum benefício. Depois de ter tomado consciência disso, o prefeito prontamente consertou essa injustiça. Teremos um CBO (Código Brasileiro de Ocupação) próprio e participaremos de todos os benefícios da classe. Me sinto feliz e realizado com esse ganho que tivemos hoje.”​

Nenhum comentário: