quinta-feira, 5 de maio de 2016

Técnicos da Prefeitura de Nova Friburgo recebem capacitação em mapeamento de áreas de perigo e de risco

Um grupo de sete técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semmadus) iniciou na manhã de segunda-feira, dia 2 de maio, a parte prática do treinamento de mapeamento de áreas de risco do Projeto Gides – da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) -, com consultores japoneses, do DRM e CPRM, respectivamente, os serviços geológicos do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. O trabalho tem à frente a subsecretária de Pesquisas e Planejamento Urbano, Viviane Melo, como gestora do projeto-piloto em Nova Friburgo.


Essa capacitação dos técnicos friburguenses inclui a aplicação dos manuais de prevenção de desastres naturais que vêm sendo desenvolvidos desde 2013 pelos consultores japoneses contratados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão em parceria com o governo brasileiro, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e dos ministérios das Cidades, de Integração Nacional, de Ciência Tecnologia e Inovação e de Minas e Energia, para dar continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides) em execução em Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau, contempladas como cidades-piloto. A metodologia testada deverá ser aplicada em todo o país.

Durante mais de dois anos foram produzidos quatro manuais nas áreas de planejamento da expansão urbana, mapeamento de risco, previsão e alerta, e prevenção e reabilitação. A etapa seguinte são os testes desses manuais a fim de que sejam feitas todas as adaptações e ajustes necessários para que eles possam ser adotados pelo governo brasileiro nas demais cidades com risco de acidentes climáticos. A aplicação do piloto deverá se estender até novembro de 2017.

O agravamento da ocorrência de desastres naturais foi o que motivou a reestruturação das estratégias e políticas nacionais de enfrentamento aos acidentes climáticos. Com isso, foi concretizado um acordo de cooperação internacional junto ao governo japonês, detentor de vasta experiência e conhecimento em prevenção de desastres, visando o fortalecimento de ações integradas em gerenciamento de riscos. Este projeto resultou na construção dos manuais que contemplam a redução de riscos de desastres de sedimentos, a identificação dos riscos, o planejamento da expansão urbana, monitoramento, transmissão de informações e outros.

Até a próxima sexta-feira os técnicos da Semmadus – geógrafos, geólogo, engenheiros civis e urbanista – estarão sendo capacitados para a aplicação do piloto do projeto. No treinamento, eles vão a campo para fazer o mapeamento de perigo e risco de áreas como Parque Maria Tereza/Riograndina, Rosa Branca/Três Irmãos e nas proximidades do Hospital São Lucas, em Duas Pedras.

Nenhum comentário: