sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ações prioritárias de turismo são apresentadas em Nova Friburgo

Propostas foram elaboradas durante o Programa “Lidera Turismo” por representantes do setor em Nova Friburgo, Cantagalo e Trajano de Moraes

As ações prioritárias de turismo para Nova Friburgo, Cantagalo e Trajano de Moraes foram apresentadas a público na manhã de quarta-feira, dia 1º de junho, durante workshop no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo. As propostas foram elaboradas por gestores públicos, membros de Conselhos Municipais, técnicos e empresários do setor nos três municípios que participam do Programa “Lidera Turismo”. Desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, o programa apoia o fortalecimento dos destinos turísticos com ações estratégicas que estimulem o desenvolvimento local sustentável e contribuam para a geração de novos negócios.

Durante os encontros realizados de março a maio, os participantes trocaram experiências e aprenderam técnicas de gestão empreendedora. Eles criaram mapas estratégicos para o turismo em suas cidades e traçaram metas a serem cumpridas até maio do ano que vem, como sinalização turística, roteiros, campanhas publicitárias, cursos de capacitação, pesquisas, entre outras.

Os mapas com as propostas foram entregues aos prefeitos e, a partir de agora, os participantes do “Lidera Turismo” na região iniciam a etapa de implantação dos projetos. “Na primeira etapa, os setores público e privado se uniram em torno de propostas de trabalho estruturadas. Agora vem o desafio de colocar tudo em prática e o Sebrae vai continuar como parceiro nessa fase”, explica a coordenadora do escritório regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp.

Trajano de Moraes

Como está formatando o destino turístico, Trajano de Moraes ganhou muito com a troca de experiências. Eles pretendem integrar os atrativos, como a fonte de Água Mineral, a comunidade católica Mãe Rainha e a Fazenda Olaria, criando roteiros de turismo com uma boa sinalização dos atrativos. Além disso, são metas criar o Conselho Municipal de Turismo, sensibilizar e profissionalizar o setor.

O turismo é uma atividade que faz o município crescer muito, gera arrecadação e é uma solução para nossa região, por isso as parcerias com as cidades vizinhas também são fundamentais”, acredita o prefeito de Trajano, Hélio Fazoli de Moraes.

Cantagalo

O foco dos empresários e gestores do turismo em Cantagalo é consolidar a atividade para que a cidade seja reconhecida como destino turístico histórico cultural no Estado do Rio de Janeiro. Antes centrado em festas e eventos, o turismo na cidade tem ganhado espaço nos últimos dois anos no distrito de Boa Sorte como uma atividade mais voltada para a história, a cultura e a ecologia.

As metas apresentadas nesta quarta-feira envolvem pesquisas de dados para apoio na melhoria da gestão, capacitação da cadeia produtiva do turismo, promoção do destino, sensibilização e qualificação dos moradores para fortalecer o projeto “Os caminhos do Imperador”, que está se iniciando com apoio do Sebrae e do Instituto Marca Brasil. “O Sebrae tem trazido projetos inovadores para o município, estimulando o turismo enquanto ferramenta importante para o desenvolvimento local”, destaca o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvêa.

Nova Friburgo

Para se tornar referência no estado de um turismo com práticas sustentáveis até 2018, Nova Friburgo tem entre suas metas pesquisas tanto do perfil do turista quanto dos atrativos. Um trabalho de sensibilização nas escolas, melhorias na sinalização turística e promoção do destino também integram a estratégia formulada.

O turismo é uma das maiores fontes de receita do mundo. Estamos trabalhando a estrutura da cidade para atender ainda melhor o morador e o turista, com segurança, acesso à internet, estradas melhores, sinalização. A crise atrapalhou um pouco nossos planos, mas recursos e parcerias estão sendo buscadas para viabilizar”, afirma o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral.


Lidera Turismo

Criado em 2008, o programa tem como objetivo principal fortalecer a cadeia produtiva do turismo nos municípios através de uma agenda estratégica, que estimule ações de desenvolvimento local e regional, com bases sustentáveis e gestão empreendedora e inovadora. Para isso, é preciso integrar os destinos turísticos e aumentar a capacidade empresarial local, fomentando a criação de redes de micro e pequenas empresas.

No Rio de Janeiro, atende também a uma demanda da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerg) e da TurisRio para ajudar os gestores públicos a promover políticias para o segmento. Oficinas semelhantes aconteceram simultaneamente em Petrópolis e Teresópolis. Em 2014 e 2015, as capacitações ocorreram em cidades da Região dos Lagos, Agulhas Negras e Vale do Café.

O Estado do Rio é privilegiado, tem beleza natural, cultura, história, a diversidade da serra e do mar. Nossa expectativa é que, a partir do Lidera Turismo, os municípios implantem projetos que estimulem essa atividade e gerem renda”, espera a coordenadora de turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho.

Prefeito de Friburgo, Fernanda Gripp, Prefeito de Trajano, Margareth Carvalho, Prefeito de Cantagalo

Nenhum comentário: