quinta-feira, 30 de junho de 2016

Alvorada em homenagem a São João Batista em Macuco

Banda macuquense é destaque na Festa do Padroeiro

Sem se deixarem abater pelos modernismos de um mundo globalizado, bem ao contrário, lutando pela preservação das raízes musicais e das tradições de sua terra, diretoria e músicos da Sociedade Musical São João Batista, do município de Macuco, novamente demonstraram trabalhar para que a instituição siga sendo um dos pilares da música instrumental em termos regionais e destaque do ‘Melhor São João da Região’.

Como de costume, para a alegria do povo local, especialmente das dezenas de pessoas que acordaram cedo ao som da ‘furiosa macuquense’, nem mesmo o frio do inverno e a chuva fina que caía sobre a cidade na manhã de 24 de junho, dia do padroeiro, São João Batista, foi capaz de espantar os amantes das boas e velhas canções eruditas. Entre dobrados, marchas e cantigas, os integrantes da banda, sob a batuta do maestro João Poubel, saíram às ruas ditando o ritmo da alvorada, que há anos desperta a população local para saudar o santo protetor.
Concentrado na sede da entidade, no centro da cidade, o cortejo musical partiu para percorrer as principais ruas do município, seguido de perto por uma legião de admiradores, que a todo instante batiam palma e cantarolavam as peças apresentadas como uma forma de apoio e reverência àquela que é considerada uma das grandes entidades do gênero no interior fluminense.

Após o percurso, todos os músicos da Sociedade Musical São João Batista, bem como diretores e expectadores foram recebidos num ‘varandão’ especialmente montado na Praça Professor João Brazil para sediar os festejos do padroeiro. Um farto café da manhã foi servido e ajudou a espantar o frio.

Nenhum comentário: