quinta-feira, 30 de junho de 2016

Fundação D. João VI recebe II Encontro de História Regional

Nova Friburgo sediou no último sábado, 25, o II Encontro de História: Trocas Historiográficas em História Regional. O evento aconteceu na Fundação D. João VI e reuniu estudantes e profissionais da área. A primeira atividade do dia foi uma conferência sobre o Vale do Paraíba e o império no séc. XIX, comandada pelo professor Dr. Ricardo Henrique Salles (UniRio). Na sequência teve início um ciclo de palestras sobre Historiografia Regional do séc. XIX.

Entre os assuntos abordados destacaram-se os seguintes temas: “A revolta dos escravos da Fazenda da Cruz” – prof. ms. Gilciano Menezes Costa (UFF); “Unidos pela morte, separados pela vida – práticas de sepultamentos protestantes na Vila de Nova Friburgo marcada por uma colonização católica” – mestrando Ronald Lopes (UniRio); “Padrões de alforria de escravos na Vila de Nova Friburgo” – doutorando Rodrigo Marins Marreto (UFF); e “Poder e religião na formação da Vila de São João Batista de Nova Friburgo” – mestrando Mateus Barradas Teixeira (UniRio).

No período da tarde, o ciclo de palestras foi voltado para a historiografia regional do séc. XX. O ms. Vinícius Maia Cardoso (Universo) apresentou o projeto “Histórias, memórias e identidades macacuanas: relato de uma experiência em pesquisa regional”. Logo após, o Dr. Ricardo da Gama Costa Rosa (UFF) apresentou o tema “Utilizando gramsci no estudo da história regional”. Já a doutoranda em Antropologia, Maria Suellen Timóteo Correa (UFF) tratou da temática “Eu me amarro em árvore: reflexões sobre performance política em um processo de defesa da patrimonialização em Nova Friburgo”. Finalizando esta segunda etapa de palestras, o doutorando em História Política, Luiz Maurício de Abreu Arruda (UERJ) abordou “A força do amaralismo em Itaboraí”.

Ao final dos trabalhos, a professora Dra. Maria Ana Quaglino, da Fundação D. João VI, falou dos acervos do patrimônio documental da região centro-norte fluminense. Também houve a apresentação do filme “Vovó Leontina”, de Pedro Paulo Rosa, historiador, mestrando pela Universidade de Rosario, escritor e documentarista.

Nenhum comentário: