quinta-feira, 9 de junho de 2016

Começa o trabalho de reposicionamento estratégico da Sala do Empreendedor de Nova Friburgo

Na manhã de segunda-feira (6 de junho) foi dado o pontapé inicial para o começo da consultoria de reposicionamento estratégico da Sala do Empreendedor de Nova Friburgo. O evento aconteceu na sede da ACIANF- Associação Comercial de Nova Friburgo, que passará por um reposicionamento estratégico, entrando em nova fase. O objetivo é consolidar e fortalecer ainda mais o empreendimento e torná-lo um modelo para todo o Estado.

A consultoria realizada pelo SEBRAE tem como objetivo consolidar a sala como um espaço de referência para os empreendedores locais e se dará a partir da formação de um grupo de trabalho composto, exclusivamente, pela equipe de colaboradores da Sala do Empreendedor, secretários envolvidos direta e indiretamente e parceiros que atuam efetivamente na sala .

Entre os serviços e estudos desenvolvidos estarão: elaboração de um diagnóstico atuarial da sala; mapeamento de cargos e funções; introdução de medidas gerenciais focadas em resultados; elaboração de um mapa de reposicionamento estratégico; proposição de um diploma de regulamentação específica e o ranqueamento da sala, segundo os critérios de classificação do Sebrae/RJ. A carga horária da consultoria será de 82 horas, desenvolvida ao longo de seis meses, distribuídos entre encontros presenciais e acompanhamento remoto.

O plano de reestruturação está previsto para durar 6 meses e será todo feito e custeado pelo escritório regional do Sebrae. No final da consultoria, o Sebrae vai classificar a sala com placas de ouro, prata ou bronze, reposicionando-a entre as cerca de 40 salas do Estado.

Importância da sala do Empreendedor

Inaugurada em parceria com o SEBRAE, ACIANF e Prefeitura em 05 de outubro de 2015, a sala já pode ser considerada um verdadeiro sucesso. O órgão vem superando as expectativas quando o assunto é o investimento e fomento do empreendedorismo em Nova Friburgo. O espaço criado para a formalização e capacitação do empreendedor friburguense, apesar do pouco tempo de funcionamento, destaca-se pelos números. Em 6 meses de funcionamento, mais de três mil atendimentos administrativos formais foram feitos no local e mais de 650 atividades foram legalizadas no município.

O prefeito Rogério Cabral fala sobre a importância da consultoria: “o nosso projeto sempre foi fazer com que a nossa sala seja uma das melhores de todo o Estado, tanto que pegamos um espaço nobre para alocá- la. Esse trabalho só vai fazer com que ela melhore e cresça e que possamos dar um retorno aos micro e pequenos empresários da cidade”.

Marcos Macedo – Consultor de Políticas Públicas do Sebrae – fala do objetivo da consultoria: “o foco é começar um trabalho de reposicionamento estratégico da Sala do Empreendedor, fazendo com que ela seja mais eficiente e que consigamos alinhar todos os serviços que sejam de interesse do empreendedor friburguense para que alcancemos os resultados que o empresário espera do poder público. Esperamos que a sala se torne referência para quem quer empreender na cidade”.

Nenhum comentário: