quinta-feira, 30 de junho de 2016

Comitê da População em Situação de Rua trabalha na criação de protocolo de intenção para atuação em Nova Friburgo

O Comitê da População em Situação de Rua realizou reunião na manhã de segunda-feira, 27, com a participação da supervisora Social do Viva Rio, Valéria Monteiro Manhães e do psicólogo do Ministério Público, Luiz Gustavo de Azevedo Oliveira. Entre os assuntos debatidos, estavam em pauta a oficialização do comitê, criação de um protocolo de intenções e ações visando o monitoramento de saúde da população em situação de rua.


Em parceria com a secretaria de Saúde, serão iniciadas ações de abordagens para o monitoramento da saúde dessa população, com exames laboratoriais e realização de higienização e curativos. A intenção é de que aconteça todas as quartas-feiras, tendo equipe multidisciplinar à disposição, representantes do CREAS, da secretaria de Política Sobre Drogas e do CAPS.

Outro ponto que vem sendo discutido pelos setores envolvidos é a criação de um protocolo de intenção para atuação com a População em Situação de Rua, determinando como será o procedimento desde o primeiro atendimento até o encaminhamento para reabilitação ou recambiamento à cidade origem. O objetivo é que o protocolo seja apresentado pela secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho em 15 dias para que seja debatido e ajustado com todos os setores.

Por sugestão do psicólogo do Ministério Público, Luiz Gustavo Oliveira, o comitê será formalizado através de decreto, assim como o protocolo para que possa ter base jurídica e ganhar força junto ao Ministério Público e, com isso, terem seus procedimentos seguidos conforme forem acordados por todas as partes envolvidas.

Nenhum comentário: