quinta-feira, 30 de junho de 2016

Futuro garantido para as novas gerações do futebol macuquense

Durante a programação esportiva da Festa de São João Batista, padroeiro de Macuco, mais uma vez ficou comprovado que o planejamento visando à valorização das categorias de base é o grande caminho para colocar crianças, adolescentes e jovens no caminho certo, evitando as ciladas do dia a dia e abrindo os horizontes através do esporte mais popular do país.


No sábado, dia 25, embalados pelos festejos municipais e pelo que viram no dia anterior, após o empate em 1 a 1 entre Macuco e Friburguense na Categoria Principal, confirmando a excelência do trabalho de base realizado pela parceria entre Secretaria de Esporte e Lazer e a Escolinha de Futebol e Cidadania do Léo Moura, a garotada macuquense foi o destaque, quando dois jogos ditaram o ritmo da festa.

Na primeira partida, os meninos macuquenses que integram a Escolinha do Léo Moura, na Categoria Sub-15, fizeram um jogo bem movimentado e bastante disputado contra o Nacional, time da cidade de Itaocara, no Noroeste fluminense, e empataram pelo placar de 3 a 3, confirmando a boa fase da equipe mesmo diante de um adversário complicado, de boa tática e técnica e muito tradicional no interior.

Em seguida, sem a mesma sorte, a garotada do Sub-11 foi derrotada pelo mesmo Nacional, dessa feita sucumbindo diante da melhor atuação dos oponentes, que venceram por 3 a 0. Porém, os torcedores, pais e amigos reconheceram a determinação dos jovens atletas e aplaudiram ao final do confronto. “É esse apoio moral que precisamos oferecer sempre ao time para fortalecer o íntimo desses meninos”, declarou o secretário de Esporte e Lazer de Macuco, Jairo Conceição.  

No entanto, o mais emocionante do sábado de futebol estava por vir com a presença, em Macuco, da equipe Sub-13 do Clube de Regatas Vasco da Gama, considerado um verdadeiro expoente da valorização das divisões de base do futebol nacional e cuja equipe demonstrou dentro de campo um pouco daquilo que faz o ‘Gigante da Colina’ despontar em diversas competições país afora.


Lutando em igualdade com os cruzmaltinos, os atletas de Macuco saíram ilesos da forte marcação e poderio ofensivo do adversário no confronto da primeira etapa da partida, empatando em 0 a 0 e levando as emoções para a etapa derradeira. Foi aí que apareceu o lado tático dos cariocas, que optaram por mudanças, mexeram na estrutura da equipe e surpreenderam os macuquenses, alcançando a vitória num belo espetáculo de futebol. Ao final, Vasco 3 X 1 Escolinha do Léo Moura de Macuco.

Além de familiares dos atletas, torcedores vascaínos e macuquenses e demais expectadores, destaque para a presença do árbitro da CBF, Marcelo de Lima Henrique, que foi acompanhar de perto o trabalho da escolinha, bem como do presidente do Macuco Esporte Clube, o popular Lelé, e dos líderes espirituais das igrejas Batista e Católica, Pastor Eli e Padre Wanderson Mozer, respectivamente, que abençoaram a meninada e ofertaram energia positiva ao evento.

Nenhum comentário: