terça-feira, 7 de junho de 2016

Conscientização marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Macuco

Palestras, concursos e exibição de filmes reuniram dezenas de estudantes

O trabalho de defesa e preservação ambiental começa no quintal de casa. Com essa concepção, a Prefeitura de Macuco, através da Secretaria de Meio Ambiente realizou na sexta-feira passada, 3, evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, cuja data, 5 de junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972.

Com direção do secretário Niraldo Menezes e coordenação dos biólogos Juliana Latini e Luiz Felippe Moreira, o evento reuniu dezenas de alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino de Macuco no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach, onde uma série de atividades foi desenvolvida sobre a ótica ambiental e com o propósito de engrossar o coro de vozes em defesa de um futuro melhor para o planeta.

Um dos destaques da programação foi o ‘cinema ambiental’, com a exibição de três filmes que chamaram a atenção dos estudantes para o fato de que são as ações do homem e o seu modo de vida que interferem no ambiente, afetando fauna, flora, e colocando em risco até mesmo a vida dos seres humanos.

Alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental acompanharam o filme ‘Os Sem Floresta’, sobre consequências do desmatamento e destruição de florestas e seus impactos sobre a fauna. Já o segundo segmento do Ensino Fundamental viu o filme ‘Wall-E’, que mostra num cenário futuro que o atual modo de vida pode levar à destruição do planeta e acabar com as condições para sustentar a vida na terra. Por fim, para o Ensino Médio foi exibido o filme ‘O dia depois de amanhã’, que chama a atenção para os problemas do clima do planeta.


Os estudantes também acompanharam uma palestra dos policiais militares Julio César Crespo e Wanderson Rangel, da 3ª Unidade de Polícia Ambiental, no Parque do Desengano, em Santa Maria Madalena, que fizeram ampla explanação sobre crimes ambientais, ao expor pontos sobre a Lei 9.0605, de 1998; apresentaram armadilhas utilizadas por caçadores; falaram sobre o aprisionamento de pássaros em cativeiros; mostraram características de serpentes venenosas e não venenosas e cuidados com animais peçonhentos; e lembraram a importância dos animais no equilíbrio ecológico.

 No evento foram expostos 416 desenhos feitos por alunos do Ensino Fundamental, que concorreram a uma bicicleta. Por sorteio, a ganhadora foi Helloá Correa Felipe, do CIEP Honório Peçanha. Estavam expostas também fotos e frases para votação pelos visitantes. Foram 30 frases e com 25 votos a ganhadora foi do aluno Cassiano Tabell, do Colégio Estadual José Carlos Boaretto, que recebeu como prêmio um tablet. Para as 24 fotos expostas, o prêmio foi um celular e com 32 votos a ganhadora foi Tatiane Dionízio, também do Colégio José Carlos Boaretto. Os prêmios serão entregues durante a semana nas escolas.

 “Em nome da Secretaria de Meio Ambiente agradeço a todas as escolas que participaram e ao apoio da Celles Cordeiro Alimentos, Cooperativa de Macuco e Rodrigo Mineiro”, disse a bióloga Juliana Latini.

Nenhum comentário: