terça-feira, 7 de junho de 2016

Condomínio friburguense teve final de semana em prol do meio ambiente

Projeto implantado há 16 anos dissemina a importância de ações que preservem os recursos naturais do planeta, como a conservação da reserva florestal do condomínio e um programa de reciclagem.

No sábado (4) e domingo (5), o condomínio Serraville, localizado no bairro Catarcione, em Nova Friburgo, promoveu atividades práticas em prol da preservação ambiental e sustentabilidade, visando conscientizar os moradores sobre o assunto. O encontro contou com concursos de redação e reciclagem; roda de leitura; palestras sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e Política Nacional de Resíduos Sólidos; cine ambiental e oficina de reciclagem. No domingo, dia mundial do meio ambiente, foi promovido um passeio ecológico ao Parque do Cão Sentado.

O evento contou também com uma ação do Programa Olhar Ambiental da Águas de Nova Friburgo e a ONG Florestar que distribuiram mudas de árvores.

Na ocasião, o Clube Serraville firmou parceria com a Ela Eco Modas, confecção friburgense, que trabalha com produtos 100% feito em pet reciclado, aderindo à campanha de arrecadação de jeans usado para um trabalho ecofashion de reaproveitamento de todo material recolhido.   

De acordo com o empresário Alex Sandro Santos, da Elas Eco Modas, que participa pelo segundo ano como apoiador da Eco Serraville, o projeto o surpreendeu por saber que existe ali um grupo de pessoas dedicadas em colaborar com a preservação do meio ambiente. “Eles plantam árvores, realizam oficinas educativas e mantém uma área florestal preservada. Se todos os condomínios realizassem ações como esta, certamente a natureza e as futuras gerações iriam agradecer”, afirma.

Em média 95 crianças, jovens e adultos participam de forma efetiva do evento anual. Durante o ano existem envolvimentos isolados com algumas iniciativas (manutenção de viveiro, plantios, etc.) e disseminação de conceitos e informações através do Mural Eco no clube do condomínio e na página do projeto no facebook.

Nosso principal objetivo é semear a sustentabilidade e o meio ambiente junto aos moradores do condomínio. Nestes 16 anos de projeto já colhemos grandes resultados - o condomínio conta hoje com uma reserva florestal preservada e moradores mais conscientes, mas ainda temos muito trabalho pela frente", explica o idealizador do projeto, Luiz Fernando Rodrigues.

A décima quinta edição do evento foi patrocinada pelo Clube Serraville, pela Pontal Administradora, Supergasbras, Chevron Lubrificantes (Texaco) e Frisegur. Além disso, o evento deste ano contou com o apoio da Águas de Nova Friburgo, Baddo Design e Fotografia, Cedae, Fiocruz, Elas Eco Modas, Fundação Educar DPaschoal, Ipiranga e ONG Florestar.

Sobre o Projeto:

A Eco Serraville é um trabalho voluntário de um veranista do condomínio, morador do Rio de Janeiro, que por gostar muito de natureza se encantou com a reserva florestal do local e passou a desenvolver um trabalho solitário de preservação e conservação, plantando mudas de diversas espécies por conta própria. O projeto acompanha desde 2000 a realidade ambiental do planeta. O principal público do projeto são as crianças e jovens. Em 2011, o projeto foi condecorado com o Certificado de Mérito Ambiental Professor Rosalvo de Magalhães, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, juntamente com a Secretaria e o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com:

Maria Fernanda Romero – Comunicação do Projeto
nandinharomero@hotmail.com /  renancavalleiro2@globo.com

Luiz Fernando Rodrigues – Idealizador do Projeto
 ecoluizf@yahoo.com.br

Nenhum comentário: