domingo, 19 de junho de 2016

Meio ambiente também é tema da FEVEST FESTIVAL

Confeccionistas que participarão da FEVEST 2016 não só estão otimistas em realizar ótimos negócios, mas preocupados com o meio ambiente. A Lalie Lalou, por exemplo, não descarta todas as pontas de tecidos utilizados na sua linha de produção. A empresa tenta aproveitar cada pedacinho, uma vez que o ponto forte da marca é a estamparia exclusiva e diferenciada, e sempre incomodou ver retalhos de tecidos atraentes e confortáveis serem desperdiçados, gerando apenas resíduos e lixo.


A confecção desenvolve produtos para serem confeccionados utilizando refugo. No momento, a fabricação é feita dentro da própria fábrica e com a ajuda de parceiros terceirizados, aos quais repassam as sobras. “Comercializamos com sucesso nécessaires, bolsinhas, saquinhos, touca de banho, porta moedas, entre outros artigos, e estamos pensando em brincos e chaveiros feitos com retalhos ainda menores dos nossos tecidos”, destaca a empresária Ana Amelia Rabello.



Um dos lançamentos da Lalie Lalou na FEVEST deste ano será a calcinha Emília, totalmente feita de retalhos, projetada para aproveitar pequenos retalhos que antes não eram utilizados, uma peça bem colorida, variada e lúdica, explorando justamente a beleza e a graça das composições inusitadas.

Meio Ambiente

As peças íntimas têm uma vida útil menor que as demais peças de vestuário. Enquanto roupas usadas costumam ser doadas, trocadas ou até vendidas para reutilização, passando as vezes por diversos donos até serem descartadas, a roupa íntima usada, mesmo seminova, não permite doação, troca ou revenda. Se considerarmos especificamente o caso das calcinhas, que por recomendação médica devem ser renovadas com maior frequência, o descarte destes produtos no meio ambiente costuma ser ainda mais rápido e danoso.

Pensando também nessa questão, a Lalie Lalou passou a trabalhar com o tecido Fluity CO2, lançado no final de 2014, uma versão ecológica do tecido que já utilizavam para produzir suas peças, o Fluity da Santa Constância, uma poliamida de toque delicioso, macio e geladinho, antitóxico e antialérgico, extremamente confortável, perfeito para o segmento de moda íntima. Desde o ano passado, optaram por usar esta versão autossustentável do tecido, que tem em sua composição a primeira poliamida biodegradável do mundo, o Amni Soul Eco, desenvolvida no Brasil pela Rhodia. Enquanto a poliamida comum demora várias décadas para ser absorvida pelo meio ambiente, no Fluity CO2, a decomposição acontece em 50% no primeiro ano e, em três anos, o artigo já está totalmente decomposto.

Fevest

Os expositores da FEVEST estão otimistas com o novo formato da Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, que acontecerá no Nova Friburgo Country Clube no período de 6 a 10 de julho. A Fevest Festival, como está sendo chamada pelos organizadores, funcionará da seguinte forma: nos dias 6, 7 e 8 de junho (quarta, quinta e sexta-feira), será voltada para negócios, recebendo, com exclusividade, compradores nacionais e internacionais; e nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), aberta ao público em geral, para compra direta da população junto aos expositores.

A feira, realizada pelo Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), terá talks shows, desfiles, tendências e novidades do setor e do polo, além de ações sociais e de envolvimento com a população da cidade, incluindo ações de gastronomia em uma praça de alimentação.



FEVEST 2016 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima

Data: 06, 07, 08, 09 e 10 de julho de 2016
Horário: 13h às 20h
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ
Credenciamento e programação: www.FEVEST.com

Nenhum comentário: