sexta-feira, 17 de junho de 2016

Nova Friburgo ganha feira mensal de cervejas artesanais: Primeiro “Deguste” acontece neste sábado

Finalmente chegou o evento que Nova Friburgo merece: O calendário de eventos da cidade ganha sua própria feira mensal de cervejas artesanais, com direito a muito lúpulo e puro malte. Reunindo as principais cervejas artesanais da cidade, Food Trucks e muita música, o “Deguste” já nasce sendo um sucesso.

Na programação do evento, atividades para a criançada com o “Espaço Criança” e muita cerveja de qualidade. A feira, que vai fomentar todo o setor turístico e de cervejas artesanais do município, conta com o apoio da Prefeitura através da secretaria de Turismo, e da ACervA Friburgo – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Friburgo.

São presenças confirmadas no evento as Cervejarias: W-Kattz, Barão, Ranz Bier, Imperatriz, Dual Bier, Buzzi, Vegbier e, na parte de gastronomia, o Scavarda’s, Espeteria do Barão, Manjericão, Deck Restô. A ACervA Friburgo também estará presente com um stand falando sobre o crescimento do setor de cervejas artesanais em Nova Friburgo.

Rafael Avancini, um dos realizadores, explica que a ideia surgiu a partir do desejo dele e do sócio, Rodrigo Duarte, apreciadores de cerveja artesanal. O objetivo é desenvolver na cidade um evento que divulgue e promova as cervejas de boa qualidade produzidas na região. “Queremos reforçar a vocação de Nova Friburgo com relação à produção de cervejas artesanais, desenvolver e fomentar o mercado, principalmente o micro e pequeno produtor. Esperamos que o público se identifique com o Deguste, pois estamos trabalhando para transformá-lo num evento muito agradável para todos os públicos, e acima de tudo, que cada dia que passe, ao invés de simplesmente beber, as pessoas passem a degustar a cerveja”, disse Rafael.

Entre os principais objetivos da feira está o de incluir Nova Friburgo definitivamente na rota cervejeira artesanal do Estado fomentando o turismo da cidade e fortalecendo ainda maior o setor, promover e divulgar as marcas das cervejas, aumentar a renda da cidade, ampliar o mercado consumidor e ampliar as oportunidades de negócios.

De acordo com a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – existem hoje no Brasil cerca de 300 microcervejarias, com faturamento de aproximadamente R$ 2 bilhões ao ano. E o segmento está em plena expansão. As cervejas artesanais vêm ganhando reconhecimento e espaço ao levar algo diferenciado a um mercado consumidor acostumado com produtos industriais de massa.

A primeira edição será realizada no dia 18 de junho, na Praça do Suspiro, a partir das 11h, com os shows de “Os Bartira” às 13h;” Celso da Kombi” às 16h e pra fechar com chave de ouro, “Expresso Santiago” às 19h.

Nenhum comentário: