Moda praia fluminense foi responsável por mais da metade das
vendas externas brasileiras do setor em 2015
O Rio Moda Rio chegou ao Píer
Mauá nesta quarta, 15, com o objetivo de alavancar ainda mais um setor bastante representativo
para a economia fluminense. Segundo dados do Sistema FIRJAN, principal parceiro
da iniciativa, as exportações da Cadeia da Moda do Rio totalizaram US$ 93,6
milhões em 2015. De acordo com os números dos grupos Têxtil, Confecção e
Calçados, Bolsas e Acessórios, o Rio de Janeiro apresentou o maior preço médio
por quilo exportado dentre todos os estados do país. Em dois anos, o valor mais
do que dobrou, chegando a 47 dólares, mais de 12 vezes a média brasileira, que
é de 3,8 dólares por quilo.
Em termos de valor, a maior parte das exportações
fluminenses foi direcionada aos Estados Unidos. Por peso, o principal destino
foi a Colômbia, seguida pela China. Outros importantes parceiros comerciais são
Alemanha, Argentina, França, Chile, Índia e Japão. Dentre os segmentos, o
destaque ficou por conta da Confecção, em que a indústria do Rio participou com
10,7% das exportações brasileiras.
Moda praia do Rio é sucesso no mundo
Inspiradas em um lifestyle que tem ganhado o mundo e
apostando em uma moda criativa e de alta qualidade, as empresas fluminenses de
moda praia têm alcançado o mercado internacional. Em 2012, o estado do Rio se
tornou o maior exportador do setor ao ultrapassar São Paulo, que historicamente
liderava o ranking. Desde então, mantém a primeira posição, aumentando sua
participação nas vendas externas de 39% em 2011 para 56% em 2015.
Nos últimos cinco anos, enquanto as exportações brasileiras
de moda praia reduziram 18%, o Rio de Janeiro apresentou crescimento de 18%,
registrando US$ 5,4 milhões de vendas do segmento em 2015. A quantidade de
produtos exportados no último ano avançou 7%, chegando a 47 toneladas, dez a
mais do que em 2014.
Os Estados Unidos permaneceram, nos últimos anos, como o
principal comprador da moda praia fluminense. Ao longo do tempo, os
norte-americanos passaram a comprar produtos com maior valor agregado, já que o
preço médio saltou de US$ 120/kg em 2011 para US$ 133/kg em 2015. Apesar das
vendas para destinos tradicionais, como França e Japão, continuarem com
destaque, nos últimos cinco anos foi registrado aumento das exportações para
outras partes do mundo. Os negócios com países islâmicos, como Emirados Árabes
e Líbano, tiveram crescimento de vendas de 448% e 74%, respectivamente.
Cadeia da moda fluminense tem quase 200 mil trabalhadores
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