domingo, 12 de junho de 2016

Nova Friburgo recebe Rede de Assistência Técnica para monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação

O Plano Nacional de Educação, sancionado em 2014, provocou a elaboração dos planos municipais, que tiveram prazo até meados de 2015 para serem elaborados e aprovados por lei municipal. Agora, tem início uma nova fase, a de monitoramento e avaliação pela Rede de Assistência Técnica, vinculada ao Ministério da Educação. Por isso, na terça e quarta, foi realizado o 1º Encontro de Formação para Monitoramento e Avaliação dos PMEs – Polo: NOVA FRIBURGO, com representantes da Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Sumidouro, Silva Jardim, Duas Barras e Carmo, além de Nova Friburgo.


O encontro aconteceu no auditório do Colégio Cêfel, onde a assistente técnica do SASE/MEC (Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino), Cíntia da Luz Rodrigues, explicou como o processo de monitoramento contínuo e avaliação periódica acontecem, solicitou informações de cada município e trocou ideias sobre as metas que ainda não estão sendo plenamente atendidas. O objetivo é melhorar a qualidade técnica do diagnóstico, ampliar a participação social e qualificar ano a ano a execução das metas.

Ao se reunir com o secretário municipal de Educação, professor Renato Satyro, a assistente técnica falou que existem dados que são inseridos no sistema do MEC, em relação aos planos, que passaram a ser atrelados ao PAR, e que isso permite verificar qual o percentual de atendimento de cada meta do respectivo plano. Cíntia Rodrigues parabenizou Satyro pela presença dos servidores da secretaria, inclusive do setor de orçamento e pela organização da equipe. O secretário agradeceu e se colocou à disposição, afirmando seu apoio nas ações que se fizerem necessárias para o cumprimento das metas.

Nenhum comentário: