domingo, 12 de junho de 2016

Cordeiro protege nascente pelo Dia do Meio Ambiente

No último dia 6, a Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro promoveu uma ação em conjunto com membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Manancial e da ONG Ser da Terra, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.



Com o auxílio dos voluntários do conselho da APA e da ONG, as equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura promoveram o isolamento da área do Bairro Manancial com mourões e arames farpados, no entorno de uma nascente, bem como reflorestamento do local. A ação foi de grande importância, pois a área de nascente estava sendo assoreada, pisoteada por animais de pastoreio e sem vegetação ciliar. A Ser da Terra contribuiu também com o hidrogel para irrigação das mudas plantadas, a fim de que as mesmas suportem o período de estiagem.


O Secretário Paulo Araujo agradeceu a todos os envolvidos e lembrou que haveria participação de alunos da Rede Municipal de Ensino e de lobinhos do grupo de Escoteiros de Cordeiro, porém, devido às fortes chuvas que caíram na manhã do dia da ação, que deixou o terreno destinado ao plantio escorregadio, a participação foi cancelada

Foram plantadas 150 mudas nativas de várias espécies, doadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através do Horto Florestal Santos Lima, de Santa Maria Madalena, e outras produzidas no Horto Municipal de Cordeiro.


Paulo Araujo informa que nova ação com a participação dos alunos e escoteiros será agendada, assim que o tempo estiver mais estável e seco, pois a área ainda receberá o plantio de cerca de 400 mudas para finalização do reflorestamento e revitalização da nascente. 

Nenhum comentário: