quinta-feira, 30 de junho de 2016

Prefeitura de Nova Friburgo inaugura UBS de Amparo

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, e o secretário de Saúde, Rafael Tavares Garcia, inauguraram nesta quinta-feira, 30, a Unidade Básica de Saúde Mario Folly, no distrito de Amparo. A UBS conta com um espaço completamente novo, amplo, e que permitirá o atendimento da população local de maneira adequada com equipamentos novos, nova sala de odontologia e com melhor fluxo de trabalho ambulatorial, contando, também, com o Programa de Saúde da Família (PSF).


O prefeito Rogério Cabral e eu costumamos dizer que não estamos inaugurando um posto, mas um serviço. Gostamos de falar do calor humano, essa é a parte mais importante. A unidade por si só resume-se a tijolo e cimento. O que mais tem de valor ali são nossos profissionais de saúde que poderão trabalhar com dignidade, dando à população uma dedicação muito maior, com mais qualidade e um fluxo maior e um atendimento muito mais satisfatório”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Tavares Garcia.


As obras da UBS, no entanto, enfrentaram problemas e tiveram um atraso inesperado para serem entregues. porém, o prefeito Rogério Cabral conseguiu solucionar o problema para entregar à população uma nova unidade, com instalações completamente novas e modernas.

No evento, a filha do homenageado, Marcelle Folly, emocionada, discursou e agradeceu à Câmara Municipal de Vereadores e ao Prefeito Rogério por terem aceitado que a nova unidade recebesse o nome de seu pai, pois ele dedicou toda sua vida ao Posto de Saúde de Amparo. Marcelle citou “que foram dois anos de espera para a conclusão das obras e mais 10 para que alguém fizesse alguma coisa”.

Esse posto, na verdade, já era para ter sido entregue há um tempo, mas em uma visita que fiz à obra, vi que os serviços apresentavam várias deficiências e que a obra não estava adequeda. Além disso, a empresa apresentou problemas e declarou falência. Foi preciso abrir uma nova licitação e agora conseguimos concluir os serviços com um projeto mais bonito e moderno, inclusive com plantação de morangos em volta”, explicou o prefeito de Nova Friburgo.


O prefeito Rogério destacou, também, a importância da nova unidade para a população de Amparo: “O posto, além de bonito e bem projetado, atende a uma reivindicação antiga da população de Amparo, que vem lutando e nos pedindo essa obra há algum tempo. Então, hoje, é uma alegria muito grande entregá-lo à população. Essa unidade é um grande investimento na Saúde. Esse posto vai fazer com que as pessoas deixem de ir ao Hospital Raul Sertã e sejam atendidas diretamente no local onde moram. Precisamos trabalhar com a prevenção, e, lá, eles fazem exatamente esse trabalho. A unidade funcionando bem, juntamente com o programa da família, evita com que as pessoas fiquem doentes e tenham que vir ao hospital, o que contribui não só com a comunidade local, mas também com a descentralização no Hospital Raul Sertã. A equipe atende no posto e faz também um trabalho de prevenção com os agentes comunitários que visitam as famílias”.


Aproveitando o ensejo e a comemoração pela inauguração da nova unidade, o prefeito recebeu, das mãos da Sra. Hermelina Schuenck, tesoureira da Associação de Moradores de Amparo, o “Troféu Amparo” pela conclusão das obras da unidade de saúde.

Nenhum comentário: